(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisador afirma que o brasileiro é o povo mais ciumento porque também é o mais promíscuo


28/10/2019 08:49

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um estudo inusitado está chamando a atenção para um tema presente na vida de muitas pessoas: o ciúme. O pesquisador Gary Brase, da Universidade de Sunderland, na Inglaterra, analisou o ciúme em um estudo realizado em muitos países e descobriu que a maior diferença entre o ciúme de homens e mulheres ocorre no Brasil e a menor no Japão.

O pesquisador e filósofo Fabiano de Abreu, autor do livro "Viver Pode Não Ser Tão Ruim", recorda uma outra pesquisa, a de infidelidade, que pode ser o ponto de maior relevância para sermos o primeiro colocado nesse quesito: "Quando pensamos em ciúme, pensamos em insegurança, carência, medo de ficar sozinho e de colocar em prova a moral do indivíduo. Mas para mim, o ponto mais importante para o brasileiro ser o povo mais ciumento segundo a pesquisa é devido a sua cultura promíscua".

O filósofo acredita que o ponto crucial para situar o brasileiro nesta estatística, e que justifica o fato de ser apontado como o povo mais ciumento na pesquisa é devido a uma cultura de promiscuidade. Para ele, são inúmeros fatores para explicar o ciúme, todos cabíveis, dentro de uma normalidade para este sentimento. Mas seria a infidelidade que é mais comum nesse país que em outros países, algo que influencia em uma maior insegurança do brasileiro? Fabiano explica:

"Existem diversos fatores para tentar explicar o ciúme. Li especialistas dizerem que é algo cultural, no sentido histórico. Antigamente não se poderia provar a paternidade, não havia teste de DNA, por isso preferiam parceiras que não tivessem sexo com outros homens. Outro dizem sobre a questão do conservadorismo. Enfim, são inúmeras explicações cabíveis, naturais e comuns para esse sentimento. Estive em mais de 15 países, e mantenho relacionamento e diálogo com pessoas que lá vivem cotidianamente, e tirei minhas próprias conclusões sobre esse sentimento que pode ser muito perigoso. Como pesquisador, não posso ter apenas minhas conclusões, por isso, conversei com pessoas desses países e também com brasileiros de diferentes condições sociais e profissões, já que tenho um tema em andamento relacionado a infidelidade no país, que irei apresentar no futuro próximo", conta Fabiano de Abreu.

Para ele, o medo de ser traído do brasileiro é algo que vem em primeiro lugar: "Claro que há o machismo, o conservadorismo, a cultura e diversos fatores para se ter esse medo. Mas é essa insegurança que ocasiona esse ciúme. Afinal, somos o país que mais trai no mundo (dados de pesquisa oficial). Esbarramos com casos e mais casos de traição em nosso cotidiano e muitos temem passar por isso. A probabilidade de um homem ou uma mulher serem cantados na rua no Brasil é muito maior que em outros países, mesmo sabendo que a pessoa é casada ou está em um relacionamento sério. Isso também tem a ver com respeito e educação, e com isso já iríamos para uma conversa mais longa ainda. O tema ciúme e infidelidade é algo que nos tomaria horas e horas de explicações e teorias para um tema tão relevante e perigoso já que mexe com um sentimento que causa consequências".

O pesquisador e filósofo finaliza dizendo que esse é um tema interessante e que teria diversos outros argumentos para sua teoria e se coloca à disposição para esclarecer e provar com dados sobre o que tem dito sobre o tema ciúme e infidelidade estarem ligados diretamente. Fabiano de Abreu também é jornalista, escritor e seu livro está em universidades, bibliotecas e livrarias no Brasil, Portugal e Angola.

Referências

Pesquisa sobre o brasileiro ser o mais ciumento: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,homem-brasileiro-e-o-mais-ciumento-diz-pesquisa,20030707p30360

Pesquisa sobre o brasileiro ser o mais infiel: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/pesquisa-revela-que-brasileiros-sao-campeoes-de-infidelidade-disfuncao-sexual-2940842

Sobre Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é filósofo, poeta, jornalista e assessor de imprensa luso-brasileiro. Autor do livro "Viver Pode Não Ser Tão Ruim". Criou os chamados poemas-filosóficos para atrair ao público à filosofia através das rimas.

Filósofo, poeta, pesquisador e jornalista Fabiano de Abreu
Filósofo, poeta, pesquisador e jornalista Fabiano de Abreu

Considerado por renomados jornalistas brasileiros e internacionais como o maior criador de personagens na história da imprensa foi o precursor do fitness e da moda saudável como tema em seus artigos. É membro da Mensa, maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo, com percentil 99 é considerado uma das pessoas mais inteligentes da atualidade. Atualmente trabalha no seu novo livro Filosofando a Imprensa, um novo conceito de imprensa vinculado a filosofia. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)