(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Como garantir que as informações da sua empresa estão seguras? Especialista responde


17/10/2019 20:31

Vivemos em um mundo que está cada vez mais digital, e por isso o tema da segurança da informação se torna cada vez mais relevante. Casos como os diversos escândalos noticiados pela mídia, onde hackers têm explorado vulnerabilidades de sistemas informáticos para expôr e roubar dados, acendem um alerta principalmente no mundo corporativo, onde a confidencialidade é fundamental e demandam medidas para evitar que os dados sejam acessados apenas por pessoas autorizadas. Mas como garantir que as informações da sua empresa estão seguras?

Sayde Diógenes Bayde, CCO da Mob Telecom, operadora com ênfase em tecnologia nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país explica que determinadas medidas podem ser tomadas em favor da segurança da informação: "Hoje, muitas empresas têm grandes prejuízos com ataques cibernéticos, perda de dados e falhas de conexão de uma internet que não oferece um serviço desejado quando se mais precisa. Então acredito que a primeira coisa a ser feita é investir em segurança, tecnologia e confiabilidade. O custo de não investir é muito superior aos custos de investimento em infraestrutura e segurança. A importância da segurança de informação reside no fato de que ela não garante apenas uma proteção contra invasores externos, mas também previne o comprometimento das informações de maneira interna".

Um levantamento da National Retail Federation nos Estados Unidos detectou que cerca de 90% das invasões que acontecem no meio corporativo são direcionadas aos sistemas de pequenas e médias empresas. Segundo o levantamento, o custo de médio das vulnerabilidades foi o suficiente para aumentar as despesas nessas companhias em cerca de 36.000 dólares por ano: "o problema é que além das medidas adicionais que passam a ser necessárias após um ataque cibernético, se tornando uma fonte de gastos extra, essas empresas sofrem ao perder a confiança de parceiros e clientes. Um ataque virtual pode tirar sua companhia do mercado para sempre", afirma Sayde.

Soluções de segurança da informação 

O CCO da Mob Telecom especifica os investimentos que devem ser feitos para garantir a segurança dos dados em uma empresa: "Temos oferecido aos nossos clientes soluções como redes privadas de comunicação de dados, recuperação de desastres, backup e mobilidade na nuvem, e links exclusivos de alta velocidade. Além do firewall e de toda proteção de rede de ponta a ponta encriptada, investir nestes itens de infraestrutura é fundamental como solução do problema".

Segundo o executivo, é preciso também ter em mente que a questão do backup de informações é crucial para a segurança de dados, e que nem todas as soluções disponíveis no mercado são confiáveis: "Muitas empresas realizam a sua própria rotina de backup, que é gerenciado por sua equipe interna de TI, mas não fazem de forma 100% confiável, pois a rotina destas equipes não está focada em realizar testes e analisar se os dados estão rodando devidamente. Sem este devido cuidado, mais à frente, podem acabar tendo a percepção de que a topologia de backup está sendo feita de forma equivocada". 
Sayde faz uma analogia para ilustrar a importância do backup para a segurança das informações: "Costumo dizer que o backup de informações é bem parecido com seguro de carro, que só se dá a devida importância na hora que acontecer algum incidente, quando se precisa dele. Por isso, é muito importante que as empresas contratem fornecedores especializados em segurança de dados, pois, apesar de o backup ser uma atividade aparentemente simples, é necessário que se tenha uma rotina de tratamento e atualização de dados, para o caso de alguma emergência. Apenas fornecedores especializados possuem de fato o know-how de rotinas e políticas de backup".

Em relação à Mob, Sayde especifica que soluções sua empresa têm oferecido aos seus clientes para evitar ataques cibernéticos: "a Mob foca em soluções para a TI de grandes empresas, soluções essas como backup, estrutura de disaster recovery e informação. Nossas soluções incluem o Mob IP dedicado, que oferece link exclusivo de alta velocidade, o Mob Data Traffic que é um link dedicado de dados MPLS atendendo todos os SLAs e garantindo segurança em relação às informações trafegadas, o Mob Recovery, que fornece um ambiente seguro e preparado para incidentes, visando a disponibilidade dos serviços de T.I. e o pronto restabelecimento das operações, caso eles venham a ocorrer e o Mob Protection, que é uma solução completa de Firewall Virtual que defende de ataques e vírus de forma personalizada, onde é possível administrar o acesso de usuários, IPs, sites, domínios em blacklist e whitelist, controlando também a navegação a sites e conteúdos impróprios".

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)