(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Filósofo luso-brasileiro defende testes de inteligência nas escolas em programa da TV portuguesa


28/06/2019 13:07

Foto: Reprodução / CMTV
Foto: Reprodução / CMTV

Em conversa no Manhã CM, da CMTV, programa de maior audiência das manhãs da TV portuguesa, o filósofo e escritor luso-brasileiro Fabiano de Abreu, conversou com os apresentadores Maya e Nuno Eiró. Fabiano foi convidado ao programa para falar sobre o fato de ter um dos maiores QI do mundo e ser hoje o luso-brasileiro com o maior QI registrado.

O filósofo defendeu que sejam aplicados testes de inteligência nas escolas portuguesas e brasileiras, para que sejam descobertas e evidenciadas as aptidões, dons e talentos dos alunos desde a escola primária: "eu acredito que deveria ser aplicados testes de aptidão e inteligência nas escolas, como são feitos em Suíça e Alemanha, para que esses talentos possam ser identificados e melhor aproveitados para benefício da sociedade", referiu.

Fabiano contou aos apresentadores que realizou três testes distintos: o da Mensa, um teste específico de QI com neuropsicólogos e um teste de inteligência. Os três o apontaram com inteligência acima da média, medida como 99% de percentil, que é o valor máximo da escala, o que o posiciona entre os 1% mais inteligentes do mundo. Os testes o posicionam, na antiga escala, com QI superior a 180: "Hoje a Mensa e os neuropsicólogos trabalham com o percentil, que é uma forma de medição de inteligência actualizada. Meu QI é apontado como 99% de percentil, que vai de 180 a 220 na antiga escala de medição". Com estes resultados, Fabiano se tornou membro da Mensa, uma associação de gênios que estão entre os 2% de maior QI da população mundial.

Foto: Reprodução / CMTV
Foto: Reprodução / CMTV

Ele também contou aos apresentadores como se tornou assessor de imprensa e reconhecido por jornalistas de diversos países como maior criador de personagens para a imprensa: "A comunicação na minha vida aconteceu. Eu trabalhava com informática e perdi tudo e fiquei devedor com a crise de 2008 nos Estados Unidos, mas isso foi importante acontecer para eu poder estar cá em Portugal. Neste momento difícil da minha vida, amigos para me animar me convidavam a festas e pagavam minhas bebidas, pois eu não tinha dinheiro, e ali comecei a conhecer artistas e celebridades e a me relacionar com eles. E então, naturalmente aconteceu a assessoria de imprensa na minha vida, e me tornei depois jornalista e assessor de celebridades. Este ano, apontado por jornalistas europeus, norte-americanos, brasileiros e africanos, recebi o prémio como maior criador de personagens da imprensa internacional".

Durante o programa, o filósofo também anunciou que irá lançar seu próximo livro, chamado Filosofando a imprensa, onde revela seu método que conjuga a filosofia e o cognitivo para alçar pessoas à fama e criar personagens para a imprensa. O livro, escrito em formato de crônica jornalística à partir de entrevistas feitas com Fabiano por Hebert Neri, tem previsão de lançamento ainda esse ano. Além disso, o filósofo também pretende lançar o segundo volume da sua obra "Viver Pode não Ser Tão Ruim" que irá das frases ao contexto filosófico. 

Fabiano também falou sobre as fake news e as redes sociais: "graças às fake news, a imprensa ganhou relevância de novo. A rede social ganhava espaço, qualquer um fala o que quer, mas quem é aquela pessoa? É a imprensa que confirma, é a imprensa que tem a credibilidade e confirma a história. Eis ai a importância da imprensa". 

Assista a participação de Fabiano de Abreu no Manhã CM: 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)