(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Índice de Confiança (Icei) recua 1,8 ponto em novembro, para 56,0 pontos, diz CNI


12/11/2021 10:24

O otimismo das fábricas brasileiras continuou em declínio em novembro, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala na qual valores acima de 50 pontos significam perspectivas positivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou 1,8 ponto no mês, para 56,0 pontos. Nos últimos três meses, a queda no indicador já é de 7,2 pontos, apontando para uma confiança mais franca e menos disseminada no setor.

Todos os componentes que compõem o Icei pioraram em novembro. O Índice de Condições Atuais recuou 1,8 ponto - para 49,7 pontos - ficando abaixo da linha divisória dos 50 pontos que passa a significar uma percepção negativa.

"A piora ocorre devido à percepção sobre as condições atuais da economia brasileira, cujo índice caiu 3,1 pontos em novembro, acumulando recuo de 11,9 pontos nos últimos três meses", explicou o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo. "A percepção das condições atuais da própria empresa ainda é positiva, mas essa visão também vem se deteriorando nos últimos meses", completou.

O Índice de Expectativas também caiu 1,8 ponto, mas ainda se encontra em 59,1 pontos, revelando que os empresários ainda mantêm um otimismo moderado para os próximos seis meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)