(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Recuperação econômica está acontecendo, 'mas ainda é frágil', diz diretora da OMC


13/07/2021 13:04

A retomada econômica está ocorrendo em determinadas partes do mundo, mas ainda é frágil, disse a diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala. "É frágil, porque reconhecemos que está ocorrendo na forma de 'K'", afirmou a diretora, referindo-se à recuperação desigual pelo globo. A afirmação foi feita durante evento online do Atlantic Council, um centro de estudos apartidário de relações internacionais.

Ngozi reforçou que o problema de distribuição das vacinas está por trás dessa situação. Questionada, a diretora afirmou que a OMC pode ajudar a atenuar o problema por meio do monitoramento das restrições de exportação e importação, dando apoio aos membros na complexa logística de distribuição de vacinas. "Esse é um pilar em que podemos ajudar o mundo, garantindo que os membros removam as restrições existentes."

A diretora também apontou que a organização encoraja o aumento de investimento na capacidade de produção das vacinas, especialmente em países em desenvolvimento e economias emergentes. Ainda, ressaltou que a OMC contribui com os debates sobre transferências de tecnologia e conhecimento para a fabricação do imunizante.

Sobre as diferenças entre países ricos e os demais, Ngozi destacou que os componentes para a produção de vacinas estavam na "mão de poucos". "Oitenta por cento das exportações de vacinas contra a covid-19 estão concentradas em dez países", afirmou a diretora.

Em relação ao comércio no cenário pós-pandemia, a diretora-geral da OMC apontou que o e-commerce teve um papel importante durante a crise e deve se manter assim. "Isso é algo que veio para ficar. ... É ótimo porque você pode incluir pequenos e médios negócios, que, em sua maioria, são gerenciados por mulheres", disse. Ngozi informou que a OMC ainda não tem um acordo sobre o comércio eletrônico, mas já iniciou um debate plurilateral com 83 Estados-membros sobre o tema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)