(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Dirigente do Fed cita economia em muito bom estado, mas recuperação desigual


24/06/2021 11:18

O presidente da distrital de Filadélfia do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Patrick Harker, afirmou nesta quinta-feira que a economia dos Estados Unidos "está em muito bom estado". Ele alertou, no entanto, para a desigualdade no processo de recuperação da crise provocada pelo coronavírus.

Em discurso durante evento virtual, o dirigente destacou que, embora o Produto Interno Bruto (PIB) tenha recuperado boa parte das perdas do ano passado, o mercado de trabalho ainda tem 7,6 milhões de empregos ativos a menos do que antes da pandemia. "E se você assumir que teríamos mantido nosso crescimento de empregos pré-pandemia de cerca de 200 mil por mês se a covid-19 nunca tivesse chegado, estamos realmente com déficit de cerca de 10,6 milhões de postos", explicou.

Na visão de Harker, o persistente declínio da mobilidade social nos EUA é alarmante. "Uma de nossas responsabilidades mais importantes à medida que emergimos da pandemia - como banqueiros centrais, formuladores de políticas e simplesmente cidadãos preocupados - é construir uma recuperação equitativa da força de trabalho e traçar uma sociedade na qual todos os cidadãos", argumentou.

Segundo ele, o Fed pode contribuir para a redução das disparidades por meio de uma política monetária que busque o mandato duplo do BC americano de pleno emprego e estabilidade de preços. "Um mercado de trabalho robusto, onde as empresas competem por mão de obra, fará muito por si só para construir uma recuperação equitativa", avaliou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)