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Estado de Minas VALE-COMPRAS

Supermercados vão doar vale-compras de R$ 100 a famílias carentes; entenda

Campanha de arredação de recursos mobiliza empresas do setor e pessoas físicas; compras poderão ser feitas em qualquer supermercado do país


20/04/2021 18:07 - atualizado 20/04/2021 19:37

Cada beneficiário poderá escolher como gastar o cartão nos supermercados (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Cada beneficiário poderá escolher como gastar o cartão nos supermercados (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou, nesta terça-feira (20/4), que dará início a uma campanha de arrecadação de recursos que serão destinados à distribuição de cartões no valor de R$ 100 para a população vulnerável fazer compras em todos os supermercados do país. 
 
O trabalho de arrecadação começa nesta quarta-feira (21/4) e tem previsão de entrega dos cartões na próxima semana para pessoas que moram em São Paulo e início do mês de maio para as demais localidades do Brasil. A ação conta com as 27 afiliadas da Abras e terá organização inicial na Associação Paulista de Supermercados (Apas).
 
Cada empresa ou pessoa física que quiser participar da doação pode acessar o site da campanha, intitulada Doação Super Essencial ou ligar para (11) 3838-4525. Segundo a Abras, a distribuição dos cartões se dará de duas formas, a primeira é feita pela empresa que fez a doação e quer ajudar alguma comunidade específica, seguindo os critérios de elegibilidade dos programas sociais de estados e municípios. 
 
Caso a empresa não queira se responsabilizar pela distribuição, os cartões serão entregues pela Abras e Apas para programas sociais de governos de estado e prefeituras, que em seguida, encaminharão a doação aos mais vulneráveis das comunidades mapeadas por seus programas sociais. Se a doação for direcionada ao fundo social das prefeituras, a distribuição será conforme os cadastros.
 
O cartão não é recarregável e cada beneficiário irá receber o valor integral em uma única vez, entretanto pode ser usado em supermercados diferentes, até que os R$ 100 sejam completamente gastos. De acordo com a Associação, a liberdade de escolha em como e o que irá comprar, representa dignidade e resgate de cidadania para quem vive em situação de vulnerabilidade. 
 
A ação solidária é vista como fundamental neste momento, segundo João Galassi, presidente da Abras: “Todos os setores da sociedade precisam estar unidos para socorrer as famílias que foram atingidas pela pandemia. A adesão de empresas de todo o país à campanha é uma forma prática de ajudar efetivamente a aplacar a fome que assola milhões de lares brasileiros”.
 
A produção e envio dos cartões será realizada pelas bandeiras Alelo, Ticket e Sodexo, que prestarão assistência aos usuários para esclarecer dúvidas sobre o saldo e extrato através de um telefone que estará impresso no verso dos cartões.
 
Segundo a Abras, o processo de auditoria será independente e o nome de cada empresa doadora estará impresso no lote de cartões doados, para sinalizara autoria da doação.

O presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, afirma que isso contribui para o fortalecimento das marcas: “Empresas doadoras estarão fortalecendo suas marcas já que neste momento de pandemia os consumidores estão ainda mais atentos aos valores solidários das instituições. Além disso é mais prático participar de uma campanha já estruturada. Isso facilita a vida de quem quer ajudar, mas não sabe como”.
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


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