(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Presidente do BC rechaça que Copom tenha sido obrigado a elevar Selic por erro


25/03/2021 13:37

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, rechaçou nesta quinta-feira, 25, que o Comitê de Política Monetária (Copom) tenha sido obrigado a elevar a Selic em 0,75 ponto porcentual na semana passada por ter errado ao manter a taxa em 2,00% ao ano na reunião de janeiro. "Se há entendimento de que BC está atrás da curva, resposta é não. Nós achávamos que entre uma reunião e outra haveria um conjunto de informações muito importantes. Tivemos uma continuação muito grande da alta de commodities", respondeu.

Campos Neto destacou que fazer um ajuste mais célere pode levar uma intensidade total menor no ajuste da Selic. Além disso, haveria um efeito de ancoragem maior das expectativas de longo prazo.

Ele explicou que o processo de normalização de juros está relacionado com a taxa neutra da economia. "Se a normalização é parcial, significa que nós não entendemos que esse movimento deva acontecer (na íntegra) agora", completou.

Campos Neto repetiu que a economia prescreve agora uma normalização parcial. "Obviamente não sabemos todos os detalhes nos ajustes de preço que têm causado aumento da inflação que acreditamos que seja temporário", acrescentou.

O presidente do BC afirmou que quando a Selic chegou a 2,00% ao ano, em agosto do ano passado, a autoridade monetária esperava um cenário que "felizmente" não aconteceu. "Então entendemos que devemos fazer normalização parcial, porque os juros de 2,00% estavam dentro desse cenário que não ocorreu", argumentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)