(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Estoque total de crédito sobe 1,6% em dezembro para R$ 4,018 tri, diz BC


28/01/2021 11:16

O estoque total de operações de crédito do sistema financeiro subiu 1,6% em dezembro ante novembro, para R$ 4,018 trilhões, informou nesta quinta-feira, 28, o Banco Central. No ano de 2020, houve alta de 15,5%.

Os dados apresentados nesta quinta pelo BC são influenciados pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, que colocou em isolamento social boa parte da população e reduziu a atividade das empresas - em especial, nos meses de março e abril. Em meio à carência de recursos, famílias e empresas aumentaram a demanda por algumas linhas de crédito nos bancos.

Em dezembro ante novembro, houve alta de 1,4% no estoque para pessoas físicas e elevação de 1,7% para pessoas jurídicas. No ano, os avanços foram de 10,9% e 21,8%, nesta ordem.

De acordo com o BC, o estoque de crédito livre avançou 1,8% em dezembro, enquanto QUADRO 3 o de crédito direcionado apresentou alta de 1,2%.

No crédito livre, houve alta de 1,5% no saldo para pessoas físicas no mês passado. Para as empresas, o estoque avançou 2,1% no período.

O BC informou ainda que o total de operações de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) foi de 53,5% para 54,2% na passagem de novembro para dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)