(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM CAMAÇARI

Milhares de trabalhadores protestam contra fechamento da Ford no Brasil

Com o fechamento das três fábricas que a montadora tem no país, 5 mil pessoas ficarão desempregadas


12/01/2021 13:41 - atualizado 12/01/2021 15:35

(foto: RAFAEL MARTINS/AFP)
(foto: RAFAEL MARTINS/AFP)
Milhares de trabalhadores da Ford protestaram nesta terça-feira (12/1) contra o fechamento de todas as suas fábricas de automóveis no Brasil, anunciado ontem de maneira inesperada pela companhia americana.

Desde o início da manhã, cerca de 3 mil trabalhadores, com máscara de proteção contra o novo coronavírus, se reuniram em frente à fábrica de Camaçari, na Bahia, e cerca de 500 em frente a de Taubaté (interior de São Paulo) – as duas que fecharão imediatamente, constataram fotógrafos da AFP.

Uma terceira fábrica no Ceará continuará funcionando até o último trimestre do ano.

A Ford, instalada há um século no Brasil, manterá apenas um centro de testes em Tatuí (interior de São Paulo), assim como sua sede regional na capital econômica da América Latina.

O mercado brasileiro passará a ser abastecido com produções da Argentina, Uruguai e outras origens.

O anúncio, no marco de uma reestruturação do grupo de Detroit (Estados Unidos) na América do Sul, pegou os trabalhadores de surpresa e caiu como uma bomba no país, que tem níveis recorde de desemprego, ao qual se somarão agora quase 5 mil trabalhadores dessas fábricas.

"Foi uma notícia chocante, a pior possível", disse Felipe Monteiro, técnico eletrônico de 34 anos que trabalha há 16 na fábrica de Taubaté entre 850 funcionários.

"Há anos, vínhamos abrindo mão de vários direitos e esperávamos um posicionamento diferente da empresa em relação ao investimento necessário", acrescentou Monteiro, casado, com dois filhos e "sem nenhuma perspectiva" após a decisão da Ford.

Mercado em queda 


A Ford registra déficits na região há vários anos, agravados pelo colapso do setor no Brasil em 2020 devido à pandemia de COVID-19, que já deixa mais de 203 mil mortos no país.

A venda de veículos novos no Brasil caiu 26,16% em 2020 sob o impacto da pandemia. No ano passado, 2,05 milhões de automóveis foram patenteados, contra 2,787 milhões em 2019.

A decisão da empresa multiplicou as críticas contra o governo de Jair Bolsonaro por suas dificuldades para criar um ambiente de negócios favorável.

O presidente afirmou nesta terça-feira que a Ford decidiu fechar todas as suas fábricas porque "quer subsídios".

"Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade, né? Querem subsídios. Querem que a gente continue dando R$ 20 bilhões para eles como fizeram nos últimos anos? Não", declarou Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.

A Ford "perdeu a concorrência, lamento", acrescentou Bolsonaro, sem fornecer maiores explicações sobre os valores mencionados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)