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Estado de Minas Comércio

Aposta na Black Friday

Shoppings se preparam para temporada de promoções para reaquecer as vendas depois da pandemia e embalar o Natal


21/10/2020 04:00

Shopping Del Rey vê na liquidação oportunidade de elevar o faturamento(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press %u2013 19/12/15)
Shopping Del Rey vê na liquidação oportunidade de elevar o faturamento (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press %u2013 19/12/15)


A Black Friday é uma tradição norte-americana, mas já foi incorporada à vida dos brasileiros há alguns anos. A aguardada sexta-feira de descontos e promoções, este ano, será em 27 de novembro. No entanto, em virtude da pandemia do coronavírus, aquelas imagens de pessoas em longas filas esperando a abertura das lojas não devem se repetir. Os shoppings de Belo Horizonte já se preparam para o evento, buscando alternativas adequadas para os novos tempos de isolamento social.

“A Black Friday é uma data que vem se consolidando ano a ano no varejo brasileiro. Com base no histórico dos últimos anos, posso afirmar que ela está entre as três campanhas sazonais de melhor movimentação e resultado no Del Rey”, ressalta Marina Diniz, gerente de Marketing do Shopping Del Rey que fica na região da Pampulha. Para ela, a expectativa em relação à edição 2020 é positiva, já que será a primeira data de peso em que vão poder trabalhar com tranquilidade. Isso porque, em todas as outras o shopping estava fechado, seguindo as medidas restritivas de prevenção ao coronavírus.

“Do ponto de vista de mercado, entendemos que ainda há uma demanda reprimida do consumidor, principalmente, de bens de consumo com maior valor agregado, que são os mais procurados na Black Friday. E acreditamos que as últimas parcelas do auxílio emergencial e o 13º salário devem contribuir para a movimentação de vendas, já que há algum tempo observamos a tendência de antecipação das compras de Natal na data”.

Diniz conta que pelo shopping fazer parte de uma companhia de capital aberto, a BRMalls, não pode divulgar números isolados, referentes ao impacto da Black Friday para as vendas e o fluxo do empreendimento. “Mas um indicativo da nossa aposta em bons resultados é que, pela primeira vez, estamos antecipando o lançamento da nossa promoção de Natal para o período. A gerente de marketing comenta também as estratégias adotadas em razão da pandemia. “O que faremos neste ano é investir em uma experiência digital, combinando os ambientes de venda físico e on-line. E na extensão da campanha de descontos significativos por todo o mês, a partir de semanas temáticas, separadas por setor, como, por exemplo, lar, bem-estar, estilo e diversão”, explica.

Expectativa 

"Sempre fizemos uma comunicação voltada para receber os clientes nos empreendimentos, este ano queremos, além disso, dar alternativas de compras à distância. Divulgaremos canais de compra on-line, como a vitrine virtual e o drive-thru, além de reforçar todos os procedimentos de segurança já praticados nos empreendimentos ViaShopping Barreiro e ViaBrasil Pampulha”, explica Pedro Rocha, gerente de Marketing do grupo LGN que administra os estabelecimentos.

Segundo ele, a ideia não é estimular apenas as vendas presenciais e, sim, reforçar a importância do distanciamento e de todos os protocolos de higiene. Para isso, eles vão usar recursos de vendas remotas que se solidificaram no varejo durante a pandemia. “Nosso cuidado é tamanho que nem o material impresso, tradicional, de encarte com as ofertas dos lojistas, faremos nos moldes anteriores. Será tudo digital para evitar ao máximo contato e eventuais focos de contaminação”.

Com relação ao faturamento, Rocha espera que a Black Friday possa reaquecer as vendas de final de ano, “garantindo um fôlego a mais aos lojistas que amargaram dias difíceis ao longo dos mais de 150 dias sem funcionamento”, diz.

Estratégias 

O Shopping Estação BH vai usar uma estratégia diferente. "Em vez de concentrarmos fluxo e vendas na tradicional última sexta-feira do mês, vamos dividir as ofertas por segmentos e garantir ao consumidor ainda mais oportunidades de boas compras. Por exemplo: de 2 a 8 de novembro, é a Semana do Lar, hora de aproveitar os descontos em móveis, decoração, eletrodomésticos; já na semana seguinte, é a vez dos materiais esportivos, produtos e serviços de beleza, viagens e afins com a Semana do Bem-estar".

As boas oportunidades de compras de roupas, calçados, acessórios e tecnologia seguem do dia 16 a 22 de novembro na Semana do Estilo, enquanto itens como televisores, games, computadores e equipamentos de áudio podem ser garantidos até dia o 26, com a Semana da Diversão, explica Rumenigue Marchioro, gerente de Marketing do shopping, localizado na Vila Clóris, região norte de BH. Segundo Marchioro, tudo isso foi pensado para que na Black Friday propriamente dita – de 27 a 29 de novembro – o shopping tenha menos fluxo em seus corredores, evitando as aglomerações.

*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa


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