Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

'Ações decisivas' do Fed têm ajudado a aliviar mercados até agora, diz Quarles


20/10/2020 12:48

Vice-presidente para Supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Randal Quarles considerou que as "ações decisivas" da instituição têm ajudado a retirar pressão dos mercados até o momento atual. A declaração foi dada durante discurso em evento da Associação da Indústria de Valores Mobiliários e do Mercado Financeiro (SIFMA, na sigla em inglês), no qual ele comentou a coordenação global por meio do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) para lidar com o choque causado pela covid-19.

Com direito a voto nas decisões de juros, Quarles afirmou que a coordenação por meio do FSB tem ajudado a revelar uma série de questões associadas a tipos particulares de participantes e mecanismos do mercado que podem ter causado desequilíbrios na liquidez e propagado estresse. Com esses contatos, tem sido possível buscar uma resposta "ágil, coordenada e rápida" aos problemas existentes. Segundo ele, tem sido vista "ação decisiva" para ajudar a estabilizar os mercados por meio da facilitação do financiamento para apoiar a economia.

Na avaliação de Quarles, para lidar com as vulnerabilidades no sistema financeiro no futuro será necessário haver uma perspectiva de conjunto, diante das várias interligações entre bancos e entidades não bancárias financeiras, por exemplo. Ele lembrou que no próximo mês o FSB entregará um relatório e propostas para o G-20 com sugestões para fortalecer a resistência do sistema financeiro global.

Mais cedo, o FSB publicou relatório, no qual definiu práticas para combater a ameaça de crimes cibernéticos ao setor financeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade