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Estado de Minas NEGÓCIOS

Encontro quer aproximar moda mineira de compradores estrangeiros

Empresas interessadas em internacionalizar seus negócios podem se inscrever até sexta-feira (23)


19/10/2020 17:22 - atualizado 19/10/2020 18:13

Peças de produtores de moda mineiros expostas durante a 25a Edição do Minas Trend, em outubro de 2019. (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Peças de produtores de moda mineiros expostas durante a 25a Edição do Minas Trend, em outubro de 2019. (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O Encontro Virtual de Negócios Complexo da Moda está com inscrições abertas. Empresas mineiras, interessadas em internacionalizar seus negócios, podem se inscrever, gratuitamente, até a próxima sexta-feira (23). O objetivo do evento é apoiar empresas têxteis, de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias, de todo estado de Minas Gerais. Além disso, permite a elas o contato com novos compradores.

O encontro on-line vai acontecer entre 9 e 11 de dezembro. A programação ainda está sendo definida, mas algumas atividades já estão confirmadas. No dia 9, serão realizados webnars com temas importantes para o setor como tendências, mercados prioritários e os impactos causados pela pandemia. Já nos dias 10 e 11, vão acontecer rodadas de negócios entre as indústrias mineiras participantes e compradores de países da América do Sul, Central e do Norte, Europa e Emirados Árabes. As inscrições podem ser feitas neste link
 
 
“A gente já exportava, mas decidimos expandir um pouco essa questão da exportação pra diluir um pouco o risco. Aí começamos a fazer mais contatos. Ainda não surgiram frutos, neste curto prazo. Mas a gente acha que vai surgir para o ano que vem. Estamos participando de mais eventos como esses para poder expandir ainda mais os nossos contatos e tentar mais negócios ainda”, explica Luiz Barcelos, sócio diretor da Luiza Barcelos, especializada em calçados. Ele conta que os produtos da marca são vendidos para o exterior há mais de 15 anos, para vários países, entre eles Estados Unidos, Paraguai, Europa e República Dominicana. 

Apesar de ter o mercado interno como prioridade, Barcelos ressalta que de 2% a 3% da produção é exportada. Antes da pandemia, ele afirma que a marca estava tendo crescimento nas vendas. Ao todo são 17 lojas, entre próprias e franquias, no Brasil, além do e-commerce. “As vendas no e-commerce estão sendo maiores esse ano por causa da pandemia, já que algumas lojas físicas também ficaram fechadas por um tempo”. 

“Como em todo segmento teve impacto (a pandemia). Mas a gente conseguiu manter alguns pedidos que já tínhamos em carteira e conseguimos novos. É lógico que em quantidades menores. Nós até buscamos novos parceiros e conseguimos abrir novos canais, novas conversas nesse momento. E esse tipo de evento ajuda a abrir novos contatos com compradores internacionais”, diz Barcelos.   

As expectativas para 2021 também são positivas. O empresário espera que as “sementinhas plantadas” durante a pandemia deem frutos no próximo ano e revela que a crise causada pelo coronavírus os fez correr atrás de novas oportunidades no mercado.  

A moda em números

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a indústria da moda mineira conta com 9.284 empresas e emprega 121.830 pessoas. Em 2019, as exportações do setor totalizaram US$ 207.117 milhões, tendo como principais destinos os Estados Unidos, Argentina, Vietnã, Hong Kong e Colômbia.  

Já em 2020, em razão da pandemia, a arrecadação de ICMS das indústrias ligadas à moda apresentou queda, no acumulado do ano. Segundo a Gerência de Estudos Econômicos da FIEMG, de janeiro a setembro de 2019, foram arrecadados R$ 258.15 milhões em ICMS. Porém, no mesmo período de 2020, foram recolhidos R$ 201.46 milhões referentes ao imposto estadual, uma queda de 21,96%. 

As exportações também caíram este ano. De janeiro a setembro do ano passado, o setor vendeu US$ 166.3 milhões, já no mesmo período deste ano, foram US$ 95.5 milhões, o que representa queda de 43% nas exportações.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


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