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Estado de Minas Auxílio emergencial e FGTS

Caixa Tem continua instável e provoca corrida às agências bancárias

Na manhã desta segunda-feira, diversos trabalhadores foram às redes sociais reclamar do aplicativo Caixa Tem. A Caixa informa, porém, que o problema, causado pelo excesso de acessos, já foi resolvido


20/07/2020 14:09 - atualizado 20/07/2020 15:43

Usuários reclamam do aplicativo Caixa Tem que permite saque de auxílio emergencial(foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Usuários reclamam do aplicativo Caixa Tem que permite saque de auxílio emergencial (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
A Caixa Econômica Federal admitiu nesta segunda-feira, 20, mais uma vez que a alta demanda pelo acesso às contas digitais causou intermitência no aplicativo Caixa Tem. O problema, que ocorre desde que o auxílio emergencial e o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começou a ser pago, está causando transtornos e virou dor de cabeça para muitos brasileiros. Em busca de respostas, beneficiários são orientados a recorrer ao atendimento presencial nas agências, mesmo em meio à pandemia de COVID-19.

Na manhã desta segunda-feira, diversos trabalhadores foram às redes sociais reclamar que os recursos do FGTS já haviam sido descontados do saldo, mas não apareciam para movimentação por meio do Caixa Tem. Segundo a Caixa, o problema já foi resolvido. 


A procura foi grande porque hoje começa o pagamento do saque emergencial - de R$ 1.045 - do FGTS para 4,9 milhões de trabalhadores nascidos em abril.

De acordo com a Caixa, o montante liberado para os nascidos no quarto mês do ano será de até R$ 3,1 bilhões. Como os saques em espécie nas agências do banco estão limitados devido à pandemia de covid-19, o acesso à conta digital é o único meio de realizar pagamentos de contas e transferências.

"Devido ao grande volume de acessos simultâneos, o aplicativo FGTS apresentou no início da manhã intermitência, mas já voltou a ficar estável. Os recursos disponíveis aos trabalhadores com direito ao saque emergencial de até R$ 1.045 seguiram podendo ser consultados normalmente no aplicativo Caixa Tem e no site fgts.caixa.gov.br", respondeu o banco, em nota.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) no começo deste mês, o Caixa Tem já havia mostrado instabilidade para conseguir atender os mais de 65 milhões de brasileiros que recebem o auxílio emergencial de R$ 600 por mês do governo federal. Os usuários reclamam de longas filas de espera para conseguirem acessar suas contas e chegam a receber apenas a mensagem de que o sistema estaria indisponível.

No dia 6 de julho, a Caixa reconheceu a ocorrência de "intermitência momentânea" em alguns serviços do Caixa Tem, e creditou o problema à quantidade de acessos simultâneos no aplicado, de cerca de 500 mil usuários por hora.

A Caixa lembrou nesta segunda-feira que, além do saque emergencial do FGTS e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (BEM), o banco já pagou mais de R$ 121 bilhões do auxílio emergencial por meio do aplicativo. (Com informações do Estadão Conteúdo)


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