(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BLACK FRIDAY

Especialistas dão dicas de como não cair em fraudes na Black Friday

Para aproveitar descontos de verdade, é essencial ficar de olho nas ofertas da Black Friday e fugir das fraudes nessa data de compras.


postado em 11/11/2019 12:41 / atualizado em 11/11/2019 15:09

 

 

Apesar de ser um ótimo momento para as compras de final de ano, a Black Friday exige cuidado. Do lado dos consumidores, é essencial ficar atento às promoções para não terminar enganado. Com as dicas certas, há como fugir das fraudes na Black Friday.

 

Com um bom planejamento e as decisões certas, o dinheiro vale mais e as compras atendem às necessidades. Para não ser terminar apelidando a sexta-feira de descontos de Black Fraude, toda atenção é necessária.

Acompanhe os preços antes

Acompanhe os preços antes

Os cuidados com essa data têm que ocorrer antes mesmo da sexta-feira começar. Para não cair no truque de pagar a “metade do dobro”, o ideal é pesquisar os preços com antecedência. Assim, é possível reconhecer se o produto vem de um aumento de valores ou se o custo realmente caiu.
 

O controle pode ser feito manualmente, ao longo dos dias ou semanas antes das promoções. Também é viável utilizar sites que acompanham os valores e indicam se aquela é uma oferta real.

 

“A empresa diz que vai dar 70% de desconto quando, na realidade, ela estava praticando um preço bem acima, para chegar no dia da promoção e ela baixar. É uma maquiagem de preço que nós consumidores devemos boicotar e denunciar aos Procons para evitar 'o tudo pela metade do dobro'”, explica Rosely Fernandes, diretora do Procon Amazonas.

Desconfie de lojas pouco conhecidas

Especialmente quem compra online na Black Friday deve ter cuidado com o local onde fará os pedidos. O melhor é dar preferência a endereços virtuais de marcas famosas ou de onde já pediu anteriormente.
 
Quem tiver dúvidas sobre a confiabilidade da empresa pode pesquisar nas redes sociais e até entrar em contato com o telefone de atendimento. Ter esse cuidado é essencial para não comprar em uma loja de fachada, que recebe os pedidos, mas que nunca os entrega.

Tome cuidado com preços muito baixos

Apesar de a data ser marcada por algumas das ofertas mais baixas do ano, todos os produtos ainda têm um custo associado. Então, é improvável que um smartphone top de linha custe R$ 200,00 ou que uma TV de 60 polegadas saia por R$ 500,00.
 
Ao se deparar com preços muito abaixo do mercado, o ideal é verificar se existe alguma ação temporária e limitada e se a empresa é confiável. Normalmente, preços muito baixos em lojas pouco conhecidas são a garantia de fraudes na Black Friday.
 
Também é essencial conferir as condições de compras para não correr riscos com as letras miúdas. Verifique as descrições do produto e, se possível, veja opiniões de quem já tem e usa.

Conheça seus direitos na Black Friday

Fugir das fraudes na Black Friday inclui entender quais são os direitos do consumidor. Quem comprar pela internet terá direito à desistência do pedido, até 7 dias e sem apresentar nenhum motivo.
 
Itens defeituosos ou diferentes do anunciado permitem reembolso, assim como ofertas enganosas sobre o preço. O Código de Defesa do Consumidor também é claro sobre a venda casada, quando dois ou mais itens são vendidos apenas juntos.
 
O ideal é guardar todos os comprovantes, como nota fiscal, certificado de garantia e e-mails de confirmação. Se algum direito for desrespeitado, o Procon da região deve ser acionado.
 
Conseguir fugir das fraudes na Black Friday não é tão difícil. Com planejamento e muita pesquisa, essa data pode se tornar um período ideal para ter boas compras e descontos acima da média.
(foto: pixabay)
(foto: pixabay)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)