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Estado de Minas BLACK FRIDAY

Pequenas ações podem fazer o seu negócio vender mais na Black Friday

Sucesso entre os consumidores brasileiros, a Black Friday se tornou uma oportunidade interessante para empresas de todos os tamanhos e segmentos


postado em 24/10/2019 17:16

(foto: Artem Beliaikin / Unsplash)
(foto: Artem Beliaikin / Unsplash)

A Black Friday costuma ser lembrada como o momento perfeito para comprar produtos diversos, como eletrônicos e eletrodomésticos, gastando menos e, segundo o executivo Rodrigo Rodrigues no Retail Summit 2019, evento do Google que discutiu as tendências do mercado, um dos principais erros dos empreendedores é achar que não podem investir nessa data e competir com grandes varejistas.

Pensando nisso, pequenas ações dentro do seu negócio podem fazer suas vendas crescerem nos próximos meses. 

Analise o comportamento de datas anteriores

Fique de olho nas datas comemorativas que ocorrem antes da Black Friday. Este é um dos principais conselhos de Thiago Picelli, gerente de contas Google Customer Solutions do Google Brasil. “O dia das Crianças e do Consumidor são oportunidades interessantes para validar estratégias e colocar todas as possibilidades na mesa”, diz. 
 
Também é importante analisar o seu histórico de vendas das Black Friday anteriores. Avalie o que deu certo e o que deu errado. Procure ver qual produto foi mais vendido ou mais buscado e tente criar a sua estratégia com base nestas informações.

Não se preocupe apenas com o preço

O valor dos produtos é importante para competir em momentos como a Black Friday. Porém você precisa analisar outros fatores que entram nessa balança e fazem toda a diferença na hora da compra. Um dos principais deles é o frete. Não cobrar pelas entregas, segundo Thiago Picelli, tornou-se um diferencial para as empresas. De acordo com a pesquisa, 15,6% dos consumidores consideram esse aspecto importante na hora de comprar.

Outra forma de atrair os clientes é pelo cashback ("dinheiro de volta"), programa que devolve o dinheiro do consumidor em forma de bônus para gastar nas próximas compras. Lembrando de uma estratégia mais antiga é oferecer cupons de descontos. 

“A vantagem dos pequenos e médios negócios é que eles são mais dinâmicos e podem aplicar essas políticas sem levar muito tempo. Assim, já podem ver o que têm no estoque para fazer promoções”, diz Fernanda Bromfman, gerente de Google Customer Solutions do Google Brasil.

Integre o meio online com o físico

Trabalhar em multicanais também é importante para as empresas, principalmente em meio a uma maior tendência de retirada dos produtos na loja. "A cada três vendas offline, uma é influenciada pelo digital”, diz Bruno Cantarim, gerente de desenvolvimento de negócios do Google Brasil. Segundo ele, a loja física também está tendo um papel diferente nesse novo cenário.

Aumente suas ações promocionais

Um dos princípios dessa sexta-feira é oferecer aos consumidores descontos de impacto — muitas vezes, os maiores de todo o ano. As pessoas esperam reduções que partem de 10% e podem chegar a 90%, em alguns casos. Por isso, é fundamental desenvolver mais promoções para o período.

Como varejista, vale a pena ajustar as margens de lucro, fazer novas negociações com fornecedores e diminuir alguns custos de venda. Colocar tudo no papel é essencial para entender qual é o valor que oferece lucro e gera atração necessária para obter mais vendas.

A recomendação do mercado é tomar cuidado com descontos “maquiados”, em que o desconto é apenas o retorno ao preço normal após um aumento. Comparadores de preço e pesquisas dos próprios compradores podem apontar esse movimento e colocar a marca sob questionamento.

Concentre-se no bom atendimento 

No varejo físico, especialmente, o atendimento é um dos fatores que levam à compra. Inclusive, é um aspecto que tem mais peso que o preço para 60% dos consumidores. Como a tendência é de elevação no fluxo de pessoas, o time deve estar preparado para envolver e encantar os compradores em potencial.

Convém realizar treinamentos, capacitar sobre os produtos e as ofertas e até desenvolver um script de vendas. Principalmente, o atendimento deve ser consultivo e focado nas necessidades do cliente.

No ambiente online, oferecer suporte em diversos canais e auxiliar caso ocorram problemas na compra é a melhor saída.

Tenha landing pages funcionais

Por falar no espaço conectado, explorar as landing pages é essencial no processo de como vender mais na Black Friday. É preciso desenvolver páginas robustas, focadas no produto e com uma chamada clara para ação. Botões de destaque para a compra são bem-vindos e é indispensável evitar as distrações que levam à saída do endereço.

Outros componentes ajudam a torná-las eficientes. Em média, 88% dos consumidores confiam em opiniões de outros clientes, as quais melhoram a performance da página. Um vídeo relevante também pode ajudar, já que é responsável por aumentar as conversões em 86%.

Adote o e-mail marketing

Diante da possibilidade de vender online, o e-mail marketing é um canal que permite melhorar a taxa de conversão. A ideia é desenvolver fluxos de nutrição para antes e durante a data, o que ainda aumenta a base de leads e fortalece o relacionamento posterior.

Para ter sucesso em como aumentar as vendas na Black Friday, vale oferecer cupons de desconto e ofertas exclusivas por e-mail. Grandes varejistas também utilizam o método de “entrada” prioritária, o que evita congestionamento do site e ainda entrega maior valor agregado à comunicação.

Utilize várias plataformas de divulgação

Independentemente se a venda acontece online, offline ou de modo omnichannel, é essencial explorar o potencial de várias plataformas. As redes sociais aumentam o alcance das ofertas e a divulgação da marca, por exemplo.

Já os links patrocinados e anúncios direcionam para landing pages específicas, enquanto ações de inbound despertam o interesse das pessoas. Com a escolha das estratégias certas e integradas para a data, há como obter o melhor retorno sobre as conversões da data.

Saber como vender mais na Black Friday vai desde o planejamento até a execução de campanhas direcionadas para o público certo. Como resultado, é possível aumentar os lucros com essa data importada em todos os segmentos de mercado e tamanhos de empresas.


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