(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Merkel diz que Berlim está preparada para Brexit abrupto, mas ainda quer acordo


postado em 21/03/2019 05:47

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou há pouco em pronunciamento ao Bundestag (o Parlamento alemão) sobre a cúpula do Conselho Europeu, que começa hoje em Bruxelas, que o país já tomou as medidas emergenciais necessárias e está preparado para um Brexit desordenado, mas buscará um acordo com o Reino Unido "até o último minuto".

"Faltam oito dias para a saída britânica e não temos uma resposta definitiva do Reino Unido", lamentou a líder democrata-cristã.

Ela reiterou a posição assumida pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que a extensão do prazo da separação até 30 de junho, pedida pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, poderia ser concedida sob a condição de que a Câmara dos Comuns em Westminster aprove o projeto de lei do acordo de retirada já negociado com a União Europeia.

Se isso não ocorrer, prosseguiu Merkel, terá de se avaliar a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Europeu na semana que vem antes de 29 de março, que, por ora, continua sendo a data fixada para o divórcio. Independentemente dessa próxima etapa, ela ponderou, "o futuro e a legitimidade das eleições ao Parlamento Europeu têm de ser preservadas".

Em sua fala, a chanceler alemã destacou ainda que, quando os europeus pensarem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), "o Reino Unido tem de ser sempre parte dessas considerações".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)