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Estado de Minas

Formação executiva em alta

A educação corporativa entrou no radar das empresas. Do total das pesquisadas, 28% têm universidade corporativa


postado em 13/02/2019 06:00 / atualizado em 13/02/2019 09:16


O mercado brasileiro de formação executiva está em alta. Tanto é que, depois de 15 anos de atuação em São Paulo, a Live University, especializada na área, vai abrir ainda no primeiro trimestre mais duas unidades no Brasil: Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). De acordo com Henrique Gasperoni, diretor-executivo da universidade, o ritmo de crescimento está acelerado. “Tivemos um aumento de 20% no faturamento, considerando a unidade de São Paulo, e uma procura constante nos mercados carioca e mineiro, que se intensificou nos últimos anos”, diz. Um estudo desenvolvido pela Deloitte mostra que a educação corporativa entrou no radar das empresas. Do total das pesquisadas, 28% possuem universidade corporativa. Das 72% que não têm, mais de um quarto (também 28%) demonstra interesse em criar a estrutura. “Seja em sala de aula, a distância ou na própria empresa, a educação corporativa é uma tendência promissora”, afirma Gasperoni.

 

Construtora Vitacon lança plataforma de investimentos

Famosa por seus mini-apartamentos, alguns com apenas 10 metros quadrados, a construtora Vitacon quer expandir os negócios para outras capitais. Fundada em 2009 por Alexandre Frankel, a empresa já vendeu 1,6 mil unidades e deve faturar R$ 2,31 bilhões neste ano. Para turbinar os negócios, lançou uma plataforma de investimentos. “O digital está no nosso DNA”, afirma Frankel. “Portanto, esse é um movimento natural.”

Brasil já tem seis unicórnios

O Brasil está longe de ser o paraíso dos unicórnios, como são chamadas as empresas iniciantes avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, mas o país até que não faz feio nesse quesito. Já são seis empresas que se enquadram na categoria: PagSeguro, Nubank, Stone, iFood, Quinto Andar e Gympass. No mundo, segundo levantamento do site Tech World, existem 220 unicórnios, mas o número deverá chegar perto de 300 em até dois anos.

Setor de peças cresce no embalo dos caminhões


A retomada das vendas de caminhões está acelerando o setor de peças. A americana Paccar Parts, uma das maiores do mundo no segmento, registrou no ano passado um crescimento de 95% nas vendas na comparação com os números de 2017. Considerando somente a linha TRP, especializada em caminhões, carretas e ônibus, a alta no período foi de impressionantes 180%. “O resultado de 2018 consolida nosso investimento no Brasil”, afirma Carlos Tavares, diretor da Paccar Parts no país.

"A riqueza não iguala os homens, mas a miséria sim",  Ricardo Boechat (1952-2019),  jornalista

161 milhões de ingressos de cinema foram vendidos no Brasil em 2018, número 12,6% inferior ao de 2017. Trata-se do segundo ano consecutivo de queda, segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine)


RAPIDINHAS


. A Itaúsa e o Itaú Unibanco foram reconhecidos pelo CDP Latin America como “Líderes em Transparência” por terem atingido a pontuação A- em um relatório sobre mudanças climáticas. Criado em 2000, o CDP reúne 650 investidores com US$ 80 trilhões em ativos sob gestão e fornece o maior sistema global de divulgação de dados ambientais.

. O Itaú Unibanco lançou nos últimos anos uma série de iniciativas para estimular a transição para uma economia de baixo carbono. Entre elas, a ampliação do uso de energia proveniente de fontes renováveis. Segundo o banco, a ideia é propagar os efeitos positivos do projeto, inspirando clientes e fornecedores.

. O empresário Antonio Mazzafera, CEO da Fera Investimentos, está determinado a investir na revitalização de áreas centrais de grandes cidades brasileiras. Depois de inaugurar o Fera Palace Hotel, em Salvador, está reformando o Palacete do Tira Chapéu, construção do início do século 20  também na capital baiana. O próximo passo é abrir o Fera Baixo Augusta Hotel, na região central de São Paulo.

. Nos últimos anos, a crise passou longe do setor brasileiro de beleza, o quarto maior do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, os negócios do segmento cresceram 35% entre 2015 e 2017. Em 2018, a alta foi de 9,7%.

 


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