(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quem falasse em reforma da Previdência há 5 anos seria trucidado

Hoje em dia, é senso comum que a reforma é indispensável


postado em 13/12/2018 10:34 / atualizado em 13/12/2018 10:37


O primeiro passo para aprovar uma ampla reforma da Previdência já foi dado: convencer a sociedade de que ela é vital para o ajuste das contas públicas e o futuro do país. Pelo menos é isso o que diz o executivo gaúcho José Galló (foto), que desde 1999 comanda as Lojas Renner e que a transformou na maior varejista de moda do país, com quase 550 unidades. “A sociedade brasileira está evoluindo e muitas vezes não percebemos isso”, diz Galló. “Há 4 ou 5 anos, quem falasse em reforma da Previdência seria trucidado. Hoje em dia, é senso comum de que ela é indispensável.” Galló confia que o Brasil viverá dias melhores. “Estamos vendo um governo pró-mercado, que vai começar com uma situação estabilizada”, afirma. “O governo atual fez reformas importantes, manteve a inflação sob controle, os juros estão baixos e as reservas externas estão confortáveis. Seguramente, vamos ter uma situação ainda melhor no ano que vem.” A Renner – e Galló – não têm do que reclamar. A empresa cresce ao ritmo de 13% por ano.


RAPIDINHAS

. A legião de brasileiros que mora em Portugal descobriu uma nova maneira de ganhar a vida: trabalhar como motorista de Uber. Estima-se que mais de 10% dos profissionais que circulam nas ruas de Lisboa nasceram no Brasil. Entre os entregadores do Uber Eats, o serviço de entrega de comida, o índice está em torno de 30%.

. Se no Brasil a greve dos caminhoneiros provocou prejuízos de R$ 15 bilhões na economia, ou 0,2% do PIB, na França, os protestos dos “coletes amarelos”, que varreram Paris nos últimos dias, também provocaram estragos financeiros. Segundo Bruno Le Maire, ministro da Economia e Finanças da França, o país perderá 0,1% do crescimento no quarto trimestre em decorrência das manifestações.

. O movimento de passageiros nos aeroportos é um indicador preciso do vigor econômico de uma região. Por esse critério, a capital federal vai bem. Segundo a Inframerica, administradora do aeroporto de Brasília, o local receberá em dezembro 1,6 milhão de passageiros, movimento 4% superior ao do mesmo período de 2017. 

. E por falar em aviões: uma tendência que pode chegar ao Brasil é a pesagem de malas de mão em todas as escalas. Na Austrália e em alguns países da Europa, o limite estabelecido pelas companhias aéreas é 7 quilos por passageiro. Quem passar disso paga taxas extras ou diminui a bagagem.  

"De 10 anos para cá, os empreendedores se qualificaram muito mais. O ecossistema de startups de tecnologia no Brasil nunca esteve tão forte quanto hoje”

. Paulo Veras,
fundador da 99, aplicativo que no início do ano se tornou oficialmente o primeiro unicórnio brasileiro ao ser vendido para a chinesa Didi Chuxing. No jargão dos fundos de investimento, um unicórnio é uma companhia avaliada em US$ 1 bilhão ou mais

1 milhão de motos
serão produzidas no Brasil em 2018, alta de 17% em relação ao ano passado. Trata-se do primeiro avanço depois de seis anos de retração


Chery planeja crescimento agressivo no país

 

A parceria entre o grupo brasileiro Caoa e a chinesa Chery acaba de completar um ano. E os resultados são consistentes. As vendas da Chery no Brasil avançaram 168% nesse período, passando de 3.734 unidades em 2017 para cerca de 10 mil em 2018. É verdade que a base de comparação era baixa, mas a performance superou a meta definida no início de 2018. Em 2019, o grupo quer colocar nas ruas 38 mil novos carros, o que representaria avanço de quase 300%.

Funcionários precisam dizer o que pensam
A empresa de tecnologia T-Systems Brasil, subsidiária da alemã Deutsche Telekom, aposta numa velha conhecida para melhorar o ambiente de trabalho: a comunicação. Desde setembro, os funcionários participam da campanha Speak Up!, que os estimula a falar mais. “Apesar da abertura, muitos ainda cultivam uma cultura que os impede de falar com sinceridade, de mostrar o que pensam.”, diz Yeda Couri, diretora de compliance da empresa. “O objetivo é quebrar essa barreira.”

O primeiro táxi autônomo do mundo
A Alphabet, holding que controla o Google, vai ampliar os investimentos em carros autônomos. Nesta semana, a Waymo, uma das companhias que fazem parte do grupo, iniciou no Arizona (Estados Unidos) os testes do primeiro serviço de táxis autônomos do mundo. A iniciativa vai permitir que passageiros reais possam solicitar os veículos por meio do aplicativo Waymo One. Até que todos os protocolos de segurança sejam testados, porém, um motorista profissional permanecerá dentro do veículo.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)