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Estado de Minas

Uber e Lyft se preparam para estrear no mercado de ações

Pioneira no mercado de aplicativo de transporte, startup segue os trâmites para abrir capital ao mesmo tempo que a principal concorrente. Estreia na bolsa deve ocorrer em breve


postado em 12/12/2018 06:00 / atualizado em 12/12/2018 09:38

Um dos muitos protestos contra o Uber em BH: pressão dos taxistas e também de outros aplicativos(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 16/8/17)
Um dos muitos protestos contra o Uber em BH: pressão dos taxistas e também de outros aplicativos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 16/8/17)

São Paulo – A Uber Technologies está se preparando para fazer seu IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês). Os documentos para ter autorização da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, já foram apresentados na semana passada. Com isso, a expectativa é de que a estreia na bolsa aconteça em breve.

Quem está seguindo nessa mesma direção é a Lyft, uma concorrente de menor porte no segmento de aplicativo de transporte, mas que vem incomodando a pioneira no mercado americano. Analistas acreditam que ela poderá ser avaliada entre US$ 20 bilhões e US$ 30 bilhões. Já a Uber Technologies pode chegar a US$ 120 bilhões. Se o IPO ocorrer ao mesmo tempo, ambas podem ser penalizadas pelos investidores, que vão diluir seus recursos entre as duas startups.

Estrategista-chefe da corretora Avenue Securities, William Castro Alves explica que, para o investidor, a coincidência de calendário deve ser positiva. “Será possível comparar as eficiências e ineficiências das duas empresas e avaliar qual tem um valuation (avaliação) maior”, diz.

A Uber foi fundada em 2010 e, como pioneira no segmento de aplicativos de transporte, logo se tornou um fenômeno. Graças a esse crescimento rápido, também entrou em uma série de polêmicas. Passados oito anos do início da operação, a companhia ainda enfrenta dificuldades em muitos países por conta da falta de regulamentação para esse tipo de serviço.

Transportes já regulamentados, como o táxi, foram os mais afetados pela política agressiva de preços do concorrente americano. Por conta disso, foram muitos os protestos em vários países, como Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

Alves explica que problemas como o da Uber Technologies e a falta de regulamentação no serviço de aplicativo de transporte ocorrem em outros modelos mais recentes de negócios, como o Facebook. Ainda segundo o estrategista-chefe da Avenue Securities, além dessa dificuldade com a falta de regras, a empresa enfrentou outras dificuldades, como o acidente fatal com um de seus veículos autônomos, a acusação de uso de um software para espionar o Lyft e denúncias de sexismo.

Há quem acredita que a Uber Technologies perdeu o timing para fazer a abertura de capital. Alves concorda com essa avaliação. Com o passar do tempo, a empresa, que era pioneira, abriu espaço para outros competidores.

“Empresas como essa não podem ficar esperando por um marco regulatório em seus segmentos. Elas têm de ajudar a construir essa regulação. Esse é um IPO que nasce atrasado”, afirma.

Alves cita como exemplo a venda de 2% de seu capital para o banco japonês SoftBank, há cerca de um ano, que teria sido por um valor abaixo do que a startup conseguiu em outras rodadas de captação de recursos. Agora, é esperar para ver qual dos aplicativos vai seduzir os investidores.

BRASIL A Uber começou a operar no Brasil em 2014, durante a Copa do Mundo, primeiro no Rio de Janeiro. No início, para tornar a novidade popular, tinha como um de seus cartões de visita os pequenos mimos oferecidos nos carros dos motoristas, como balas e água. Com o tempo, o número de prestadores de serviço cresceu tanto que, para compensar a queda no número de corridas, muitos decidiram cortar os agrados. Os modelos dos veículos, que eram a partir de uma faixa intermediária, passaram a ser dominados pelos populares.

Além das pressões feitas pelos profissionais do setor de táxi, incomodados com a competição, a Uber também teve de enfrentar a concorrência dos outros aplicativos de transporte, como 99, Easy e Cabify. A empresa passou a inovar com alguns serviços, como o compartilhamento de carros, e se mantendo agressiva nas promoções com cupons de desconto.

O tamanho da Uber Technologies
4 bilhões de viagens no mundo em 2017
Viagens por dia no mundo: 15 milhões*
Número de países: 65****
Número de cidades no mundo – cerca de 600
Número de cidades no Brasil – cerca de 100
Funcionários no mundo – 18.000****
Motoristas parceiros no mundo – por volta de 3 milhões*
Motoristas parceiros no Brasil – ao redor de 500 mil***
Usuários no Brasil – em torno de 20 milhões**
Usuários no mundo – em torno de 75 milhões*

*Em janeiro de 2018
**Em fevereiro de 2018
***Em outubro de 2017
****Em abril de 2018

Obs: Motoristas parceiros/Usuários ativos são aqueles que completaram pelo menos uma viagem nos três meses anteriores à divulgação da estatística
Fonte: Uber


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