(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Instituto Defesa Coletiva inaugura centro de apoio para realização de ações de consumo

Espaço, em BH, terá laboratório para o desenvolvimento de demandas coletivas em favor da sociedade


postado em 28/11/2018 16:32

O Instituto Defesa Coletiva – entidade sem fins lucrativos que atua há 17 anos para defender os direitos dos consumidores por meio de ações coletivas de consumo – inaugura nesta quarta-feira, 28 de novembro,  o laboratório prático de Ações Coletivas de Consumo e lança o filme Covardia Capital, que narra as conseqüências de práticas abusivas cometidas pelos bancos com os consumidores idosos. 

O Laboratório Prático será um espaço utilizado pela entidade civil para o desenvolvimento de demandas coletivas em favor da sociedade e um ambiente de interface entre os diversos órgãos públicos e associações que atuam na defesa dos direitos da coletividade e dos consumidores. 

O documentário Covardia Capital, curta-metragem estreado no Festival Internacional de Cinema de Trancoso (vencedor da categoria júri popular do Festival), retrata práticas bancárias abusivas, que culminam com o superendividamento dos idosos e hipossuficientes.  

O documentário apresenta histórias de idosos que tiveram a renda da aposentadoria quase totalmente comprometida devido à concessão de empréstimos bancários consecutivos e, muitas vezes, não autorizados pelos consumidores.

A presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, lembra que as manobras dos bancos comprometem a saúde física e mental dos idosos, já que à concessão indiscriminada de crédito e as taxas praticadas comprometem a renda mensal, a compra de alimentos e remédios. 

Prêmio de Jornalismo

O Instituto Defesa Coletiva também abre inscrições, na data de inauguração do Laboratório e lançamento do filme Covardia Capital, do Prêmio de Jornalismo. A iniciativa objetiva incentivar a produção de materiais jornalísticos que enfatizem a importância das ações coletivas de consumo no Judiciário brasileiro. 

O tema da primeira edição do Prêmio é superendividamento dos idosos. Os jornalistas vencedores ganharão uma viagem, com acompanhante, para Trancoso/BA. Interessados deverão acessar o sitio eletrônico www.defesacoletiva.org.br para ler o edital e fazer inscrição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)