Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Doellinger: ideia é usar o Ipea como apoio para formulação da política econômica


postado em 22/11/2018 20:50

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) terá um papel mais ativo no governo de Jair Bolsonaro e dará apoio ao Ministério da Economia na formulação de políticas macroeconômicas, segundo o futuro presidente do órgão, Carlos von Doellinger.

O economista, que é aposentado do instituto, afirmou nesta quinta-feira, 22, que o foco será elaborar estudos que possam ser usados pelo Ministério da Fazenda para a tomada de decisões. "A ideia é colocar o Ipea com um papel ativo, focado na avaliação de políticas públicas. Esse foi um recado explícito do ministro (Paulo Guedes)."

Ao deixar o CCBB, em Brasília, onde a equipe de transição trabalha, Doellinger criticou o uso do Ipea durante os governos do PT. Segundo ele, os funcionários do órgão estão desmotivados e as pesquisas desenvolvidas vinham sendo ignoradas. "(Os economistas do Ipea) faziam coisas espetaculares que não era utilizadas. (Os estudos) faziam sucesso na mídia e o governo não dava bola."

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade