Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

BC da África do Sul eleva taxa básica de juros de 6,5% para 6,75% ao ano


postado em 22/11/2018 11:36

O banco central da África do Sul decidiu nesta quinta-feira elevar sua taxa básica de juros, a de recompra, de 6,5% para 6,75% ao ano. Em comunicado, o Comitê de Política Monetária da instituição apontou que a perspectiva de inflação melhorou, no entanto, os riscos de longo prazo permanecem elevado.

"O Comitê avalia que a política monetária deverá continuar acomodatícia. As ações de política monetária continuarão focadas em ancorar as expectativas de inflação próximo a meta de inflação de médio prazo e sustentar o crescimento", destacou o banco central.

Em meio ao aumentos dos juros, a autoridade monetária revisou suas projeções de inflação para o atual e os próximos dois anos. Para 2018, o BC espera que a taxa de inflação termine o ano em 4,7%, de 4,8% anteriormente. Para 2019, a previsão é de 5,5%, ante 5,7% estimado anteriormente. Em 2020, a estimativa permaneceu em 5,4%.

Já a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano foi revisado de 0,7% em setembro para 0,6%.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade