(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

UE diz que países concordaram em estender período de transição do Brexit


postado em 19/11/2018 09:36

O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, disse nesta segunda-feira que, a princípio, todos os países da União Europeia concordaram em estender o período de transição do Brexit, mas ainda "precisamos concordar em como estender e uma data fixa", destacando que nesta semana irá propor a data de término da extensão.

"A transição pode ser prorrogada uma vez, por um período limitado, sem data acordada ainda", disse Barnier.

De acordo com o negociador, o "objetivo é usar a transição para encontrar um acordo global sobre o comércio que evitaria 'fronteiras duras' na Irlanda", acrescentando que o que o Reino Unido propõe é uma área de livre comércio no futuro.

Em coletiva de imprensa após reunião do Eurogrupo, Barnier pediu para que ministros da UE apoiem o projeto de acordo. "Estamos em um momento decisivo no processo do Brexit", destacando que a discussão sobre os laços futuros ainda está em curso. "Agora, mais do que nunca, todos nós devemos permanecer calmos".

O negociador-chefe disse ainda que a transição é indispensável para o Reino Unido e que a possível extensão da transição envolveria negociações sobre uma contribuição financeira do Reino Unido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)