(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inaugurado primeiro cabo submarino para transmissão de dados entre Brasil e África


postado em 03/11/2018 07:00 / atualizado em 03/11/2018 10:15


Acaba de entrar em operação o South Atlantic Cable System (SACS), cabo submarino da multinacional Telecom Angola Cables, o primeiro a transferir dados entre Brasil e África. É hoje a rota mais direta, rápida e segura para o tráfego da internet no hemisfério sul. Agora, os provedores de serviços de dados das duas regiões deixarão de ser dependentes das tradicionais e sobrecarregadas rotas de tráfego do hemisfério norte.


De acordo com o gerente comercial da Angola Cables Brasil, André Martins, o SACS traz ainda ao Brasil uma conectividade inédita à Europa, via África, de forma privada, ou seja, sem precisar passar obrigatoriamente pelos Estados Unidos. Ele ainda destaca que o diferencial é a baixa latência: velocidade cinco vezes maior. A transmissão de Fortaleza para Luanda, por exemplo, antes feita em 350 milissegundos(ms), passa para 63ms.

E não para por aí. O SACS permite novas extensões, conforme disse o CEO da Angola Cables, António Nunes. “Trata-se de um mundo de oportunidades, na medida em que as portas se abrem também ao continente asiático. Estamos criando uma nova rota rumo à Ásia.”

O crescimento exponencial de interconexões provoca um boom de cabos submarinos. Também foi recém-anunciada a conclusão da instalação de outro importante cabo, ligando Fortaleza (Brasil) e Camarões (África), pelo Consórcio South Atlantic Inter Link (Sail). O projeto prevê o uso de tecnologia de transmissão 100G.

Com o veloz avanço no tráfego mundial de internet, a América Latina e a África tornam-se mercados emergentes estratégicos para a indústria global de telecomunicações. Enquanto o SACS foi construído e implantado pela renomada companhia japonesa NEC, o Sail é um investimento da China Unicom e da Camtel, realizado pela Huawei Marine Networks, fornecedora líder global na indústria de cabos submarinos.

Uma questão que fica: a queda dos custos para o tráfego de dados, gerando economia para as operadoras, implicará redução do preço para o cliente? As empresas de cabeamento garantem que esse seria o resultado para o consumidor final.

 

 

 

"Diversidade é fator de crescimento. A empresa é melhor quando a sociedade está representada
em seus colaboradores”

.Rodrigo Galvão,
CEO da Oracle, durante a Futurecom

divulgação


Encontro de executivos
O CEO Fórum 2018 será realizado na próxima sexta (9), em Uberlândia. Com o tema “Inove, conecte e acenda”, o evento realizado pela Amcham promove a interação entre empresas e instituições públicas para desenvolvimento de negócios inovadores no Triângulo Mineiro. São cerca de 400 executivos e 15 palestrantes: um dos destaques é o dinamarquês Peter Kronstrom, à frente do Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS) na América Latina, que falará sobre gestão de transição e cultura organizacional. Informações: amcham.com.br/uberlandia.


Soluções que escalam

Conheça o negócio de sete startups que participaram do Programa Conecta, realizado pelo BMG UpTech e pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) com o objetivo de apoiar soluções para a atividade transportadora. Elas agora viajarão para aceleração na sede do centro de tecnologia Plug and Play, no Vale do Silício (EUA).

1. Innovations: gamificação empresarial em análise de pessoas

2. ByeBnk: soluções financeiras em blockchain

3. dLieve Tecnologia Logística: plataforma de gestão em tempo real de entregas

4. Everlog: plataforma de gestão de fretes para o embarcador, com foco na recuperação de valores pagos indevidamente

5. Trackage: solução IoT (Internet das Coisas) com monitoramento inteligente de processos, empilhadeiras, tratores, cargas, frotas e demais ativos industriais

6. Biosolvit: absorvedor natural de óleos

7. Órbita Tecnologia: visão computacional para indústria 4.0, com uma solução para o modal ferroviário

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)