(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exposição do EM celebra a união de Japão e Minas

Com fotos e textos da reportagem Da Terra ao Aço, mostra no Ponteio Lar Shopping marca os 60 anos da presença dos japoneses no estado e os 90 anos de fundação do Estado de Minas


postado em 04/10/2018 06:00 / atualizado em 04/10/2018 07:16

 

Uma apresentação de dança e um coquetel abriram na noite de ontem o espaço que simula a impressão de páginas na gráfica e está aberto à visitação(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )
Uma apresentação de dança e um coquetel abriram na noite de ontem o espaço que simula a impressão de páginas na gráfica e está aberto à visitação (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )

Minas e Japão se unem para contar uma história de 110 anos que atravessa os mares, cruza as montanhas, mergulha fundo no trabalho e fortalece a cultura. De hoje a 2 de novembro, está em cartaz no Ponteio Lar Shopping, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a exposição Da Terra ao Aço: Japão e Minas em laços de amizade e trabalho, que celebra não só a chegada dos primeiros imigrantes nipônicos ao Brasil, como também os 60 anos dos pioneiros do país oriental na Região Leste mineira e os 90 anos de fundação do jornal Estado de Minas.

Patrocinada pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), que há seis décadas investe em Minas como acionista da Usiminas, a mostra apresenta reportagens e fotos do acervo do EM, com um detalhe que certamente encantará os visitantes: todo o material está impresso em tecido, num belo efeito visual. Estão lá cenas de casamentos, a chegada dos japoneses em trajes típicos, momentos de confraternização com os mineiros, construção da siderúrgica em Ipatinga, presença no Projeto Jaíba, no Norte de Minas, e outros registros emocionantes.

“Essa exposição, realizada pelo jornal Estado de Minas, é uma prova de que brasileiros e japoneses encontraram em Minas Gerais o caminho do compartilhamento, da amizade e da prosperidade”, diz o diretor para as Américas da NSSC, Kazuhiro Egawa. Já o presidente do Grupo Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, destaca que “a significativa contribuição dos japoneses às nossas vidas, mostrada nessa exposição, foi recontada a partir das reportagens e fotografias publicadas pelo EM, comprovando que este é o grande jornal dos mineiros e dos que aqui chegaram para contribuir com o crescimento de Minas Gerais”.

Entre as matérias impressas em tecido, estão as da série Da Terra ao Aço, dos jornalistas Marta Vieira, Gustavo Werneck, Luiz Ribeiro e Túlio Santos que venceu o 1º Prêmio Nippon de Jornalismo, ao enfocar as relações de amizade e trabalho entre os dois povos. Fazem parte ainda as matérias produzidas pelos jornalistas em viagem ao Japão, para os cadernos Turismo e Feminino e com abordagem de economia.

BLOCOS Localizada no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping, a exposição se divide em cinco blocos, com temas distintos: arte e cultura; espiritualidade, economia, esporte e história das cerejeiras em Minas, com destaque para o plantio da árvore símbolo do Japão no condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os visitantes poderão ver uma linha do tempo, com início em 1908, quando os primeiros japoneses chegaram ao Brasil, no navio Kasato Maru, para trabalhar nas lavouras de café no estado de São Paulo, até a atualidade. Segundo os organizadores, a exposição tem caráter interativo.

O texto de apresentação resume a saga japonesa no Brasil: “Eles vieram de outras terras, de outro mar. E chegaram a Minas cheios de esperança, em busca do sustento para criar as famílias, do trabalho para nortear os dias e de um terreno fértil para plantar os sonhos. Os planos floresceram e deram frutos. (…) Arigatô se une ao uai do mineiro, o pão de queijo ao sushi e as trajetórias se cruzam nesta exposição que conta um pouco de dois universos. Só resta mesmo gritar bem alto Banzai Brasil! Banzai Nippon! “

 

SERVIÇO
Exposição Da terra ao aço: Japão e Minas em laços de amizade e trabalho
Data: Até 2 de novembro
Local: Ponteio Lar Shopping, no primeiro piso, na Região Centro-Sul de BH
Entrada: Gratuita


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)