Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Itália garante que irá honrar os compromissos com a UE


postado em 02/09/2018 17:40

O ministro de Economia da Itália, Giovanni Tria, afirmou neste domingo que o governo italiano irá honrar os compromissos que tem com a União Europeia e afirmou que as ações a serem tomadas irão acalmar os mercados financeiros. "O alarmismo de certas manchetes de jornal distrai os mercados internacionais, que acham que, na Itália, não há otimismo no setor financeiro. Iremos honrar os nossos compromissos com a UE", disse Tria, que encerrou neste domingo uma viagem à China.

A questão orçamentária da Itália está no radar dos investidores internacionais à medida que se aproxima a data em que o projeto de orçamento do país para o próximo ano fiscal terá de ser apresentado à UE. Com a possibilidade de que o teto de déficit público de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), estabelecido pelo bloco, seja estourado, a agência de classificação de risco Fitch reafirmou a nota de crédito soberana da Itália em "BBB", mas alterou a perspectiva de estável para negativa.

"Eles irão corrigir o seu julgamento. Em breve, não haverá mais o problema de convencer sobre as ações futuras. Eu vejo que essa manutenção de rating foi como um adiamento do julgamento, assim como a Moody's fez. As agências de rating estão aguardando as ações do governo", afirmou Tria.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade