Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Itália vende BTPs com maior custo em anos, em meio a preocupação com orçamento


postado em 30/08/2018 07:37

A Itália pagou nesta quinta-feira os maiores juros em anos em um leilão de BTPs, como são conhecidos os bônus soberanos do país, em meio a preocupações de investidores de que Roma não conseguirá cumprir sua meta de déficit orçamentário.

O Tesouro italiano vendeu 3,75 bilhões de euros em BTPs de cinco anos a uma taxa de 2,44%, a maior desde o fim de 2013, e outros 2,25 bilhões em BTPs de dez anos a 3,25%, a taxa mais elevada desde março de 2014.

Para Jan von Gerich, estrategista-chefe do banco sueco Nordea, o avanço nos juros dos BTPs leiloados hoje é a última indicação de que a Itália se encontra numa "trajetória preocupante", mesmo que a situação continue administrável por enquanto.

"Estamos longe de circunstâncias de crise, mas o gradual aumento nos juros italianos sinaliza crescentes preocupações com os atuais planos de política do governo", avalia Von Gerich. Fonte: Dow Jones Newswires.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade