(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MERCADO S/A - Os riscos do enrosco tributário brasileiro

Em operações entre estados, a substituição tributária pode custar caro se houver erro no cálculo das alíquotas


postado em 30/08/2018 06:00 / atualizado em 30/08/2018 07:52



O enrosco tributário brasileiro é uma tragédia, mas também cria oportunidades de negócios. Um exemplo é a Atma, empresa de São Paulo que desenvolveu uma plataforma on-line para facilitar a precificação de produtos vendidos no B2B, isto é, entre produtores, distribuidores e vendedores – e sem chegar ao consumidor final. A plataforma é útil para operações entre estados. Nesses casos, a substituição tributária pode custar caro se houver erro no cálculo das alíquotas. Segundo a Atma, o custo pode chegar a 22% do lucro bruto das empresas e até a 40% do lucro líquido. “Para empresas com margens grandes, pode não ser tão representativo”, diz Fernando Barros, fundador da empresa. “Para companhias que operam com margens menores, como indústria de autopeças ou atacadistas, não há espaço para falhas. Erros em sequência podem provocar a falência”

Compliance em alta no Brasil
A Lei Anticorrupção completou ontem cinco anos de vigência no Brasil. E o que isso significa? Trata-se de uma boa notícia para o mercado de trabalho. Entre 2015 e 2018, segundo a consultoria Robert Half, maior empresa de recrutamento do mundo, houve um aumento de 25% nos salários dos profissionais de compliance. “As multinacionais puxaram esse processo e hoje vemos equipes de compliance inclusive em negócios de médio porte”, diz Leonardo Berto, gerente de recrutamento da Robert Half.

PicPay no master do Flamengo eSports
Principal aplicativo de pagamento móvel do Brasil, o PicPay passa a ocupar o maior espaço na camisa do Flamento eSports, como patrocinador master. A empresa se junta à Samsung no patrocínio do time carioca, que é recordista de audiência em sua primeira participação no Circuito Brasileiro de League of Legends de 2018. Atualmente, a divisão do Flamengo para jogos eletrônicos disputa a semifinal do torneio, em partidas que chegam a ter mais de 135 mil espectadores em transmissões on-line.

Marisa em pé de guerra
O clima está tenso na rede varejista Marisa. No começo da noite de ontem, o presidente Marcelo Pereira Araujo, ex-CSN e Natura, pediu demissão após desentendimento com a alta cúpula da empresa. O executivo vinha enfrentando resistência ao tentar fazer uma faxina nos cargos de comando da rede. Há duas semanas, Araujo demitiu a diretora de RH, Cynthia Serotti, ex-Leroy Merlin. Ao tentar, sem sucesso, replicar o corte seletivo em outros departamentos da companhia, acabou sacramentando o seu destino.

1,2 mil
funcionários da Latam foram demitidos nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, do Rio, após a terceirização de serviços como gestão de equipamentos de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas

RAPIDINHAS

l A proposta das distribuidoras de criar uma taxa para quem possui sistemas de geração própria, como placas solares ou turbinas eólicas, está revoltando empresários e especialistas em energia limpa. O argumento é que a cobrança de pedágio para a utilização das linhas transmissão vai reduzir investimentos em uma fase de maturação do setor.

l O Grupo Record, controlado pelo bispo Edir Macedo, implementará o maior processo de reestruturação de seu modelo de negócio desde 1989, quando foi adquirido pelo líder da Igreja Universal. Mais de 80% de seus investimentos nos próximos três anos serão direcionados ao desenvolvimento de plataformas de streaming

l Gestores têm tratado a felicidade como assunto estratégico no ambiente corporativo. Pessoas felizes são mais produtivas e se engajam nos propósitos da empresa. Com isso em mente, a consultoria Humans at Work lançou um indicador inédito para mensurar a felicidade nas corporações.

l O aumento das ocorrências de vazamento de dados na internet e das fraudes nas transações financeiras abrirá caminho para a startup russa NtechLab, que está lançando o FindFace Security, solução de reconhecimento facial por vídeo baseada no mais preciso algoritmo de identificação biométrica do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)