Publicidade

Estado de Minas

CNI: Mercosul e UE perderam oportunidade ao não fecharem acordo em Bruxelas


postado em 19/07/2018 17:54

Brasília, 19 - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) disse que o Mercosul e a União Europeia (UE) perderam uma "importante oportunidade" ao não fecharem nesta semana um acordo comercial entre os dois blocos. Como o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, informou mais cedo, a reunião entre ministros dos dois blocos terminou nesta quinta-feira, 19, sem acordo e um novo encontro será marcado até setembro.

Em nota, a CNI disse que a indústria brasileira esteve muito "engajada e flexível" nas negociações e que o acordo não foi alcançado pela "pouca flexibilidade do bloco europeu". Apesar de não participar das negociações, os setores produtivos de todos os países envolvidos são consultados ao longo do processo.

"A União Europeia não demonstrou a flexibilidade necessária e apenas apresentou propostas e demandas antigas. Na visão da indústria, os europeus estão perdendo uma oportunidade estratégica em um momento em que o populismo e o protecionismo estão crescendo no mundo", disse o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

A confederação brasileira defendeu que os dois blocos estabeleçam um cronograma para a conclusão do acordo ainda em 2018. Segundo o Broadcast apurou, representantes do governo brasileiro viram como um bom sinal o fato de os europeus terem sugerido um novo encontro até setembro e acreditam que o acordo poderá ser alcançado então.

(Lorenna Rodrigues)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade