(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Refinarias da Petrobras aumentam produção em junho


postado em 11/07/2018 20:36

Rio, 11 - A maior demanda por combustíveis no mercado brasileiro em junho, após a greve de 11 dias dos caminhoneiros represar o abastecimento no País, fez com que a Petrobras aumentasse a produção de suas refinarias. A estatal não informa para quanto foi o fator de utilização do parque de refino, que no primeiro trimestre do ano era de 72%, mas confirma que em relação a maio de 2018 a produção das refinarias foi maior no mês passado.

No primeiro trimestre do ano, a Petrobras informou que a carga processada de janeiro a março foi inferior na comparação ao mesmo período de 2017, principalmente em função do aumento da participação no mercado de produtos importados por terceiros. No caso da gasolina, a queda de produção se deveu à perda de participação de mercado para o etanol.

A importação do diesel em junho por importadores privados foi prejudicada pelo congelamento de preços imposto pelo governo, que reduziu a atratividade para o importador do combustível, já que teria que vender no mercado interno por um preço inferior ao preço de compra no mercado internacional. Os importadores eram responsáveis por 27% do abastecimento do mercado antes do congelamento, o que deverá ser absorvido pela Petrobras, segundo especialistas ouvidos pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, no final de junho.

Mesmo com a promessa de subsídio do governo, importadores acusaram uma perda de margem da ordem de 3% a 5%, dependendo do porto onde o combustível é desembarcado, informaram.

(Denise Luna)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)