(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BC publica no RTI boxe com novas medidas para núcleos de inflação


postado em 28/06/2018 12:36

Brasília, 28 - O Banco Central publicou nesta quinta-feira, 28, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), um boxe a respeito de medidas de núcleo de inflação. Ao avaliar o comportamento dos núcleos, o BC afirmou que todos "indicaram um processo de queda significativa na inflação subjacente ao longo de 2016 e 2017".

"Após estabilização no segundo semestre de 2017, as medidas voltaram a indicar desaceleração na inflação subjacente no início de 2018 e situam-se em patamares próximos ou abaixo do limite inferior do intervalo de tolerância em torno da meta para a inflação", acrescentou a instituição.

Além dos núcleos tradicionais (IPCA-EX0, IPCA-MS, IPCA-MA, IPCA-EX1 e IPCA-DP), foram introduzidos dois novos núcleos (IPCA-EX2 e IPCA-EX3). A metodologia utilizada para construção destes dois novos núcleos é descrita no boxe.

PIB Privado

O Banco Central também publicou no Relatório Trimestral de Inflação um boxe que busca avaliar o chamado "PIB Privado" em momentos de retomada da atividade econômica. A conclusão expressa é a de que o ritmo de recuperação do PIB Privado no atual ciclo está "próximo dos ciclos de 1999 e 2001, mas aquém dos ciclos de 2003 e 2009".

Em sua análise, o BC considerou como "PIB Privado" o consumo das famílias, as exportações líquidas e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do setor privado.

(Fabrício de Castro e Fernando Nakagawa)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)