(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fazenda: meta de 2021 é mais um passo para obtenção de inflação mais baixa


postado em 26/06/2018 21:54

Brasília, 26 - A fixação da meta de inflação de 2021 em 3,75% é "mais um passo" na direção da obtenção de taxas de inflação mais baixas de forma sustentável, afirmou o Ministério da Fazenda em nota oficial. A pasta ressalta que "os avanços na evolução da inflação têm sido consideráveis" e cita e forte desaceleração do IPCA entre 2015 e o acumulado em 12 meses até maio de 2018.

"Passados dezenove anos de implantação, o regime de metas ganhou maturidade que permite avançar na obtenção de taxas de inflação mais baixas de forma sustentável. A adoção de uma abordagem gradual, combinada com a presença de expectativas de inflação ancoradas, fazem com que esse processo ocorra de forma suave e sustentada", diz o comunicado.

A Fazenda cita ainda que "a percepção de que a economia brasileira pode conviver com taxas de inflação mais baixas de forma sustentável se manifesta nas expectativas dos analistas de mercado". A nota menciona as projeções coletadas pela pesquisa Focus, do Banco Central, que mostra mediana das estimativas para 2019 e 2020 em 4,25% e 4,00%, respectivamente.

"Esta perspectiva da inflação foi beneficiada pelo redirecionamento da política econômica e a adoção de reformas e ajustes que, combinados com a condução da política monetária, permitiram reancorar as expectativas de inflação", afirma o texto.

(Idiana Tomazelli e Fernando Nakagawa)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)