(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeções da Alemanha traçam cenário de forte expansão econômica, diz Bundesbank


postado em 18/06/2018 08:36

São Paulo, 18 - As últimas projeções de crescimento da Alemanha "traçam um cenário da atual forte expansão econômica, no qual crescentes gargalos no lado da oferta são refletidos no avanço dos salários e no aumento da inflação doméstica", segundo avaliação de relatório mensal divulgado hoje pelo Bundesbank, como é conhecido o banco central alemão.

Na sexta-feira, o Bundesbank previu que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 2% em 2018, 1,9% no próximo ano e 1,6% em 2020.

No relatório, o BC alemão também debate se grandes bancos centrais deveriam ou não elevar suas metas de inflação, que, de modo geral, estão em torno de 2%.

Alguns economistas argumentam que uma meta de inflação mais alta ampliaria a margem de segurança para os limites de baixa de juros, permitindo, assim, uma gama mais variada de contramedidas de política monetária em momentos de crise.

Para técnicos do Bundesbank, porém, a proposta desconsidera as implicações mais abrangentes de uma meta de inflação maior. "Particularmente, bancos centrais que buscam uma taxa de inflação maior teriam, por exemplo, de ser mais agressivos em suas medidas de taxas de juros", alegam.

(Sergio Caldas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)