(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Safra será de 228,1 milhões de toneladas, diz IBGE; queda é de 5,2% ante 2017


postado em 13/06/2018 00:24

Rio, 12 - A safra agrícola de 2018 deve totalizar 228,1 milhões de toneladas, uma queda de 5,2% em relação à produção de 2017, o equivalente a 12,5 milhões de toneladas a menos. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de maio, divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é 1,9 milhão de toneladas menor que o estimado pelo levantamento de abril, um recuo de 0,8%. Em 2017, a safra somou 240,6 milhões de toneladas.

Área colhida

No mesmo levantamento, o IBGE informou que os produtores brasileiros devem colher 61,2 milhões de hectares na safra agrícola de 2018, uma elevação de 0,1% em relação à área colhida em 2017.

A expectativa ficou estável em relação ao previsto no levantamento de abril, devido a um acréscimo de apenas 4.521 hectares.

Itens

De acordo com o IBGE, a produção nacional de soja deve alcançar o recorde histórico de 115,8 milhões de toneladas em 2018. O resultado é 0,7% maior este ano do que o obtida em 2017, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de maio. A área colhida deve aumentar em 2,6%.

A safra de milho, porém, deve encolher 15,1% em 2018, com queda de 7,3% na área. Já o arroz registra recuo de 7,0% na produção, e redução de 3,6% na área colhida.

O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos agrícolas do País, responsáveis por 92,9% da estimativa da produção brasileira em 2018 apurada pelo IBGE e 87,0% da área a ser colhida.

Em relação às estimativas de abril, a produção de soja será 0,1% maior que o previsto.

A colheita de milho de segunda safra será 3,4% inferior. Já a produção de milho de primeira safra será 0,2% maior que o estimado em abril.

(Daniela Amorim)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)