(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quarles, do Fed, diz que BC americano deve manter ritmo gradual de alta de juros


postado em 22/02/2018 08:18

Tóquio, 22 - O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) Randal Quarles disse hoje que a instituição continuará elevando seus juros básicos gradualmente, mas não mencionou quantos aumentos espera ver este ano.

Em janeiro, o Fed decidiu manter a taxa dos Fed funds no intervalo de 1,25% a 1,5%. Antes disso, em dezembro, o BC americano havia previsto três elevações para 2018, mas há especulação de que novas projeções a serem divulgadas na próxima reunião do Fed, em março, poderão trazer um quarto aumento.

Quarles, que falou durante simpósio sobre política monetária em Tóquio, disse que a atual política do Fed continua "acomodatícia".

"Prevejo que novos aumentos graduais da taxa de juros serão apropriados tanto para sustentar um mercado de trabalho saudável quanto para estabilizar a inflação em torno de nosso objetivo de 2%", afirmou Quarles, em conferência promovida pelo Instituto de Assuntos Monetários Internacionais. Ele acrescentou que continuará acompanhando de perto os indicadores econômicos e que ajustará sua visão quando necessário.

O discurso marcou a primeira vez que Quarles, vice-presidente do Fed para supervisão e regulação, falou com mais detalhes sobre a economia dos EUA desde que passou a integrar o BC americano, em novembro.

A economia dos EUA "parece estar tendo bom desempenho", afirmou Quarles, e os fundamentos subjacentes são sólidos, apesar da recente turbulência vista nos mercados acionários de Nova York. Ele também notou que o crescimento vem ganhando ímpeto desde o segundo trimestre do ano passado, e que dados sugerem elevado nível de confiança entre consumidores e empresas.

Quarles também comentou hoje que a nova lei tributária, que entrou em vigor nos EUA no fim do ano passado, e o acordo orçamentário de dois anos fechado no Congresso americano este mês podem ajudar a manter o ímpeto atual, "em parte impulsionando a demanda". Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)