Publicidade

Estado de Minas

BC da Rússia decide cortar taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para 7,50%


postado em 09/02/2018 08:54

São Paulo, 09 - O Banco Central da Rússia decidiu nesta sexta-feira cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 7,50%. Segundo o comunicado da instituição, a inflação permanece em patamar "baixo de maneira sustentável" e as expectativas para os preços "diminuem progressivamente", com riscos inflacionários menor no curto prazo. A inflação anual na Rússia deve provavelmente superar 4% neste ano, diz o BC.

A nota da instituição diz ainda que a incerteza sobre a situação dos mercados financeiros "tem aumentado". De qualquer modo, o quadro atual permite uma transição de uma política monetária "moderadamente apertada" para uma "neutra" em 2018, complementa.

O BC afirma ainda que houve uma desaceleração na atividade econômica no quarto trimestre de 2017. Há ainda alguma incerteza na avaliação desse movimento, embora ele se deva a fatores temporários, comenta a instituição.

A próxima reunião do BC russo será em 23 de março.

(Gabriel Bueno da Costa)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade