(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Discussão do Orçamento de 2018 na CMO levará ao menos 1 hora


postado em 13/12/2017 14:13

Brasília, 13 - Mesmo com a indicação de que o Orçamento de 2018 pode ser votado ainda nesta quarta-feira, 13, no plenário do Congresso Nacional, as discussões da proposta na Comissão Mista de Orçamento (CMO) ainda devem se estender por pelo menos mais uma hora. Há oito parlamentares inscritos para discutir a proposta, cada um com cinco minutos - tempo que muitos extrapolam.

Algumas medidas para acelerar o processo na CMO, porém, já foram tomadas. A vice-presidente da comissão, deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), acabou de fixar um prazo de mais 15 minutos para a apresentação de destaques (sugestões de mudanças no texto), para que o relator-geral do Orçamento, deputado Cacá Leão (PP-BA), possa fazer uma análise mais célere dos pedidos.

A CMO também recebeu autorização para continuar as discussões mesmo com a sessão aberta no plenário do Congresso Nacional - forma de agilizar a tramitação do Orçamento no colegiado, uma vez que a regra é o encerramento das comissões quando há votações em plenário. A ideia é suspender a sessão do Congresso quando a CMO partir para a votação de fato.

Deputados governistas se mostram favoráveis à estratégia de levar o Orçamento à votação ainda hoje. Na área econômica, porém, há o temor de que isso precipite a debandada dos parlamentares para suas bases eleitorais antes da votação da reforma da Previdência e de medidas essenciais ao ajuste fiscal.

Nos últimos dias, o governo adotou um discurso de "vacina" e passou a admitir a possibilidade de a votação da Previdência ficar para 2018.

(Idiana Tomazelli)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)