(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cenário básico para inflação traz fatores de risco em ambas as direções, diz ata


postado em 12/12/2017 09:31

Brasília, 12 - A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, detalha o balanço de riscos considerado pelo colegiado na decisão de cortar a Selic (a taxa básica de juros) em 0,50 ponto porcentual, de 7,50% para 7,00% ao ano. De acordo com o documento divulgado nesta terça-feira, 12, o cenário básico da autoridade monetária para a inflação envolve fatores de risco em ambas as direções.

Por um lado, o comitê voltou a citar a combinação de possíveis efeitos secundários do choque favorável nos preços de alimentos e da inflação de bens industriais em níveis correntes baixos. Pelo lado positivo do balanço, o BC também mencionou que a possível propagação, por mecanismos inerciais, do nível baixo de inflação corrente pode produzir trajetória de inflação prospectiva abaixo do esperado.

Por outro lado, o Copom voltou a enfatizar que uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira pode afetar prêmios de risco e elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária. "Esse risco se intensifica no caso de reversão do corrente cenário externo favorável para economias emergentes", repetiu o documento.

(Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)