(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fazenda: ministério atua no mercado de crédito para elevar produtividade


postado em 24/11/2017 14:49

São Paulo, 24 - O chefe da assessoria especial de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda, João Manoel Pinho de Mello, afirmou que uma das frentes que o governo tem trabalhado para aumentar a produtividade no Brasil é a área de crédito e meios de pagamento. Ele afirmou que o spread alto no crédito livre decorre de algumas questões, como insegurança jurídica e direcionamento de crédito. "Para resolver esses problemas, nossa lista de intervenções é buscar a normalização do mercado de crédito e terminar com o direcionamento de crédito. Começamos fazendo isso com o estabelecimento da TLP Taxa de Longo Prazo, disse Mello no seminário Cenário Competitivo e Evolução Regulatória da Indústria de Meios de Pagamento, realizado na escola de negócios Insper, em São Paulo.

Mello citou também a MP 775, sobre registro de gravames e ônus deste ano, e destacou o processo de consolidação do cadastro positivo. "Estamos enfrentando a briga por essa medida que é muito pró-competitividade", disse Mello, explicando que a mudança tramita em comissão especial na Câmara. Sobre a MP 775, Mello afirmou que o importante neste momento é ficar vigilante sobre a regulamentação da medida.

O assessor especial argumentou que o ministério não quer fazer "intervenções atabalhoadas". "Conseguimos intervir numa questão consolidada que é o 'direcionamento de crédito' de forma gradual. Não queremos fazer intervenções atabalhoadas", afirmou.

Sobre fintechs e novos entrantes no mercado de crédito, Mello afirmou que está convencido de que "as novas tecnologias serão disruptivas na questão da intermediação financeira". "Não deveremos atuar de cara na regulamentação prudencial. Mas se essas instituições crescerem muito e muito rapidamente, vamos atuar prontamente. Entendo que as consultas públicas do Banco Central sobre o assunto são positivas e vão nesse sentido", afirmou.

(Karla Spotorno)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)