(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volume de serviços prestados cai 0,30% em setembro ante agosto, afirma IBGE


postado em 17/11/2017 09:49

Rio, 17 - O volume de serviços prestados teve redução de 0,30% em setembro ante agosto, após a queda de 1,0% registrada no mês anterior, na série com ajuste sazonal. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta sexta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio pior que a mediana (+0,20%) das estimativas captadas pelo

Projeções Broadcast

, que iam de retração de 1,00% a crescimento de 0,80%.

Em relação a setembro do ano anterior, houve redução de 3,20% em setembro deste ano, já descontado o efeito da inflação. Nessa base de comparação, as previsões são de retração de 3,70% a 1,05%, o que gerou mediana negativa de 2,40%.

Com isso, o setor de serviços encerrou o terceiro trimestre com recuo de 3,0% ante o terceiro trimestre de 2016. O resultado veio pior que a previsão mais pessimista do mercado financeiro. As estimativas captadas pelo

Projeções Broadcast

apontavam de uma retração de 2,80% a um recuo de 1,10%. A mediana era de baixa de 2,70%.

Com o resultado de setembro, a taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 3,7%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 4,3%.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal avançou 0,20% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro do ano passado, houve alta na receita nominal de 2,30%.

(Vinicius Neder)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)