(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

S&P rebaixa rating da China de AA- para A+, com perspectiva estável


postado em 21/09/2017 07:13

São Paulo, 21 - A S&P rebaixou hoje o rating soberano de longo prazo da China, de AA- para A+, e também o rating de curto prazo do país, de A-1+ para A-1. A perspectiva dos ratings é estável.

Em comunicado, a agência de classificação de risco explicou que o rebaixamento reflete sua avaliação de que um prolongado período de forte crescimento do crédito na China ampliou os riscos econômicos e financeiros na segunda maior economia do mundo.

A S&P ponderou, no entanto, que a intensificação de esforços de Pequim para conter a alavancagem no setor corporativo poderá estabilizar a tendência de risco financeiro no médio prazo.

Já a perspectiva estável é justificada pelo fato de que a China deverá manter robusto crescimento econômico nos próximos três ou quatro anos. "Esperamos que o avanço real do PIB (Produto Interno Bruto) per capita se mantenha acima de 4% anualmente," disse a agência.

Segundo a S&P, o rating da China poderá voltar a ser elevado caso o aumento do crédito desacelere significativamente e se mantenha em níveis bem abaixo dos atuais e se a expansão do PIB continuar em níveis saudáveis.

Por outro lado, a China estará sujeita a um novo rebaixamento se Pequim relaxar nos esforços para conter os crescentes riscos financeiros, ressaltou a S&P.

(Sergio Caldas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)