(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taxa de desemprego cai para 12,8%, revela IBGE

No período pesquisado, no trimestre encerrado em julho, o Brasil tinha 13,3 milhões de desempregados. Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (31)


postado em 31/08/2017 09:37 / atualizado em 31/08/2017 09:58

Rio1 - A taxa de desocupação no Brasil ficou em 12,8% no trimestre encerrado em julho deste ano, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na manhã desta quinta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No período pesquisado, o trimestre encerrado em julho deste ano, o Brasil tinha 13,3 milhões de desempregados.

Segundo o IBGE, foi o trabalho informal que vez o desemprego cair de junho para julho


O resultado ficou no piso do intervalo das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast , que estimavam uma taxa de desemprego entre 12,8% e 13,3%, com mediana de 13,0%. Em igual período de 2016, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 11,6%.

Segundo o IBGE, na comparação com o trimestre terminado em abril, mais de 1,4 milhão de brasileiros saíram da fila do desemprego, fazendo o número de empregados atingir 90,7 milhões de pessoas. Mas os postos de trabalho foram gerados, em sua maioria, na informalidade.

O aumento aconteceu, principalmente, entre os empregados sem carteira assinada (mais 468 mil pessoas) e os trabalhadores por conta própria (mais 351 mil pessoas). Já a população com carteira assinada manteve-se estável (33,3 milhões).

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.106,00 no trimestre encerrado em julho. O resultado representa alta de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o IBGE. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 186,1 bilhões no trimestre até julho, alta de 3,1% ante igual período do ano anterior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)