(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parcela de empresários que consideram estoques adequados cresce em junho


postado em 19/06/2017 19:25

São Paulo, 19 - O número de empresários varejistas que consideram o nível de seus estoques adequados subiu para 54,2% em junho, de 52,7% em maio, informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Essa é a segunda alta mensal consecutiva e o melhor resultado desde 2015 (57,9%). Mas a instituição destaca que essa parcela ainda é inferior ao histórico anterior a 2015, quando essa parcela rondava os 60%. Frente a junho de 2016, o aumento foi de 7,3 pontos porcentuais.

Assim, o Índice de Adequação de Estoques subiu 2,7% em junho em relação a maio. Mas a instituição destaca que o avanço no mês não é tão animador, pois foi impulsionada pelo maior número de comerciantes que consideraram que o nível de seus estoques está abaixo do adequado, enquanto houve estabilidade (0,1%) de avaliações de estoques acima do adequado.

"A proporção de empresários com excesso de produtos nas prateleiras tem se mantido um pouco acima do esperado e, com o ritmo da recuperação muito lento, dificilmente haverá alterações significativas no curto prazo", afirmou a assessoria econômica da FecomercioSP em nota. A entidade pondera que os estoques continuam em patamares melhores do que no passado recente, mas aquém do desejável para uma economia em sua plenitude, algo que, segundo a FecomercioSP, ainda não ocorreu.

Ainda segundo a assessoria econômica da instituição, a economia dá sinais de recuperação, o que dá fôlego aos empresários, mas, por outro lado, os prognósticos pioraram nas últimas semanas por causa da crise política. Com isso, a Federação projeta que o ajuste de estoques também tende a andar um pouco para trás ou, no máximo, estabilizar-se, como visto neste mês. "De lá para cá, a situação melhorou, mas os resquícios, ainda trazem incertezas", disse em nota.

(Thaís Barcellos)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)