Publicidade

Estado de Minas

BC altera procedimentos de divulgação em razão do carnaval


postado em 20/02/2017 17:13

Brasília, 20 - O fato de fevereiro ser um mês mais curto, em função do carnaval, fez o Banco Central alterar uma série de procedimentos de divulgação de dados e documentos. Confira abaixo as mudanças:

Ptax

A última taxa ptax do mês, que servirá como referência para liquidação dos contratos cambiais de março, será a da próxima sexta-feira, dia 24. Isso porque haverá feriado bancário nos dias 27 e 28 (carnaval).

Na Quarta-Feira de Cinzas (1º de março), a ptax será calculada com base em apenas duas coletas. A primeira delas será feita das 14h30 às 14h40 e a segunda, das 15h30 às 15h40. Ambos os horários são de Brasília. Isso valerá para a taxa de câmbio real/dólar. Já as taxas das demais moedas divulgadas no boletim de fechamento da ptax serão calculadas a partir das taxas capturadas às 15h30.

Leilões de swap

Como a última ptax do mês sairá na próxima sexta-feira, 24, o Banco Central tende a realizar operações com swaps apenas até a quinta-feira, 23. Apesar de não ser uma regra, isso ocorre porque o BC normalmente não realiza leilões no último dia útil de cada mês, para não influenciar a determinação da ptax. Nos últimos dias, o BC vem promovendo leilões diários de até 6.000 contratos de swap cambial, para rolagem dos vencimentos de março.

Ata do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) decide na próxima quarta-feira, 22, o novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 13,00% ao ano. Em função do carnaval, a ata deste encontro será divulgada apenas no dia 2 de março (quinta-feira) - e não no dia 28 de fevereiro(terça-feira), como vinha ocorrendo. O horário de divulgação segue o mesmo: 8h30.

Notas

Com o mês mais curto, o BC programou para a próxima quinta-feira, 23, a divulgação da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito. Na sexta-feira, 24, sai a Nota de Política Fiscal.

Focus

O Relatório de Mercado Focus, que sai normalmente às segundas-feiras, será publicado apenas na quarta-feira, 1º de março. O horário de divulgação também mudou neste caso, para as 12 horas.

Fluxo cambial

O dado de fluxo cambial, na próxima semana, será divulgado na quinta-feira, 2 de março, e não na quarta-feira, 1º, como de costume. O horário de divulgação segue o mesmo: 12h30. Os números terão como referência a semana de 20 a 24 de fevereiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade