(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Proteste rebate marcas de protetor solar reprovadas; veja a lista dos produtos adequados

Cinco marcas de protetor solar famosas foram reprovadas em teste de qualidade por apresentarem fator de proteção inferior ao indicado na embalagem


postado em 05/12/2016 12:17 / atualizado em 05/12/2016 13:14

Cinco produtos foram mal avaliados por apresentar proteção abaixo da informada na rotulagem(foto: Dermatologia.net/Reproducao da internet )
Cinco produtos foram mal avaliados por apresentar proteção abaixo da informada na rotulagem (foto: Dermatologia.net/Reproducao da internet )

Em meio a polêmica e reações ao teste que reprovou cinco famosas marcas de protetor solar na semana passada, a Associação Brasileira de Defesa de Consumidor (Proteste) divulgou uma nota nesta segunda-feira rebatendo fabricantes e entidades que questionaram os critérios utilizados na avaliação.

A associação afirmou que todos os envolvidos foram informados dos resultados obtidos nas análises, para providências. Disse ainda que 'surpreendentemente a maior reação adversa tem surgido por parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia contestando os resultados do nosso teste'.

Por outro lado, a associação apontou opções de produtos adequados, inclusive com preços mais acessíveis no mercado (Nivea Sun FPS 60; Cenoura e Bronze FPS 50, e Natura FPS 60, por exemplo). (Veja a lista completa abaixo)

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

O teste


Não passaram no teste protetores de uso facial das marcas Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay. O La Roche Posay tinha 42% menos proteção do que o indicado no rótulo e ficou, assim, com a pior avaliação. O protetor solar passa nos requisitos do método de ensaio quando o FPS medido não é inferior a 17% do rotulado.

O teste avaliou também a proteção à radiação UVA (raios ultravioleta).A legislação brasileira determina que, nos filtros solares, essa proteção seja igual a um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L'Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado em lugar dos 33% exigidos para UVA. As empresas fabricantes afirmaram que os produtos estão de acordo com os rótulos e chegaram a questionar o modelo de teste utilizado pela Proteste.

Por meio de nota, a marca L'oreál também refutou os testes da Proteste. "Ao contrário da Proteste, a L'oreál apresenta, com total transparência, as análises feitas por laboratórios independentes e de reconhecimento mundial", explicou. Segundo a marca, os testes dos produtos Anthelios XL FLuide FPS 70 (La Roche-Posay) e Solar Expertise Invisilight FPS 50 (L'oreál Paris), foram feitos nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan, e apresentaram resultados divergentes dos informados pela Proteste, sendo, portanto, seguros e eficientes.
 
A Johnson & Johnson Consumo, detentora das marcas Sundown ® e ROC®, afirma que as marcas oferecem o FPS declarado em suas embalagens, seguem a legislação nacional e são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a marca os produtos da linha Sundown® , assim como os da ROC ® , além de serem testados e aprovados pela Anvisa, também são validados por metodologias utilizadas por órgãos internacionais, como o FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos) e a CCE (Comunidade Comum Europeia).

Em resposta ao teste, o fabricante informou que não teve acesso a informações específicas sobre a metodologia, o que impede uma análise concreta e fidedigna dos resultados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)