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Estado de Minas

Construtora MRV está na contramão da crise

Construtora mineira registra R$ 325 milhões em geração de caixa no primeiro semestre do ano. Valor fica 8% acima do apurado em igual período de 2015


postado em 15/07/2016 06:00 / atualizado em 15/07/2016 07:27

Venda líquida de empreendimentos aumentou 14% de abril a junho(foto: Luciano Bareli/Divulgação)
Venda líquida de empreendimentos aumentou 14% de abril a junho (foto: Luciano Bareli/Divulgação)

Maior construtora do país no segmento de imóveis para as classes média e média baixa, a MRV Engenharia fechou o primeiro semestre de 2016 com recorde na geração de caixa: R$ 325 milhões. O valor, que é 8% superior ao apurado em igual período de 2015 (R$ 301 milhões), se deve, principalmente, à receita registrada no primeiro trimestre (R$ 180 milhões). Já as vendas líquidas no acumulado de abril a junho deste exercício foram 14% superiores às fechadas de janeiro a março.

As vendas brutas da construtora, por sua vez, avançaram 10% na mesma base de comparação. O total de lançamentos saltou, também no mesmo confronto, 16%. De abril a junho, a construtora concluiu 10.263 unidades (alta de 27,5% em relação ao primeiro trimestre deste ano). O caixa no acumulado do primeiro semestre também foi beneficiado com o recuo de 6,5 pontos percentuais nos distratos, quando o balanço é comparado com o mesmo intervalo do exercício anterior.

Já no segundo trimestre de 2016, o distrato/vendas ficou em 23,2%, o menor resultado desde o trimestre de 2014. Segundo o relatório divulgado pela MRV ao mercado, a queda recorrente dos distratos é reflexo da implementação total do novo processo de vendas, batizado de Vendas simultâneas. Na prática, as vendas são reconhecidas apenas depois da aprovação do financiamento habitacional dos clientes junto aos bancos.

Os números levaram a MRV a se reafirmar como o melhor rating do setor, segundo a Fitch Ratings em AA-(br). O diretor-executivo de Finanças da companhia, Leonardo Guimarães Corrêa, comemorou o balanço. E destacou que, “num ambiente econômico desafiador, a empresa consegue crescer”. Uma das causas: “Em função do trabalho feito internamente em ter explorado, de forma equilibrada, todos os mercados onde estamos presentes”.

A companhia tem negócios em 140 cidades brasileiras. “Estamos equilibrando lançamentos com o tamanho da população e o perfil de renda das famílias. Com isso, conseguimos um resultado positivo. A venda bruta cresceu em função desse equilíbrio. Outro fator muito importante é o nível de distrato. Sendo mantido o volume de vendas brutas e diminuído o distrato, na prática, as vendas líquidas vêm melhorando”, disse.

De acordo com o relatório da empresa, “o aumento de 10% nas vendas brutas contribuiu para alcançar um total de R$ 1 bilhão em vendas líquidas, o maior patamar desde o quarto trimestre de 2014”.

TERRENOS A Urbamais, subsidiária loteadora do grupo, focada no público das classes B e C e com operação em cidades do interior com população acima de 500 mil moradores, efetuou a entrega do seu primeiro loteamento, o Parque Atlanta, em Araraquara (SP). O projeto foi lançado em agosto de 2014 e concluído em junho passado, dois meses antes do prazo. De acordo com a empresa, “no segundo trimestre de 2016, a Urbamais comercializou 368 lotes, quantidade 87% superior ao trimestre anterior. No acumulado do ano, a vendas totais atingiram R$ 46 milhões”.


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