(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Toyota inicia exportação do modelo Etios para o Peru


postado em 12/07/2016 16:43

São Paulo, 12 - A Toyota informou nesta terça-feira, 12, que começou a exportar para o Peru o modelo Etios, montado na fábrica de Sorocaba. A decisão é tomada em meio a uma crise do mercado de veículos brasileiro, onde as vendas totais acumulam recuo de 25,4% no primeiro semestre deste ano, segundo a Fenabrave. Para compensar a fraqueza da demanda interna e reduzir a ociosidade da produção, as montadoras têm buscado ampliar suas vendas no exterior.

Com o início das exportações do Etios para o Peru, o país andino tornou-se o quarto destino comercial do veículo. O modelo é vendido para a Argentina desde novembro de 2013 e para Paraguai e Uruguai desde outubro de 2014. Não há previsão do volume que será exportado para o Peru. A ideia é embarcar o modelo conforme a demanda dos peruanos.

A assessoria de comunicação da montadora explicou que a decisão não tem relação com o acordo de livre comércio assinado em abril entre Brasil e Peru. Trata-se de uma tentativa de aproveitar a presença de uma distribuidora da Toyota no país, a Toyota del Peru.

A montadora exportou, de janeiro até junho deste ano, 20.904 veículos, 16% a mais que o total exportado durante igual período de 2015. Do volume somado no primeiro semestre de 2016, 11.137 são unidades do modelo Etios, um crescimento de 44% em relação aos 7.690 veículos exportados no primeiro semestre do ano passado.

Em 2015, a marca distribuiu 39 mil veículos aos países com quem detém parceria comercial no continente sul-americano. Para este ano, a Toyota espera exportar 42 mil unidades, aumento de 7% em comparação com 2015, sendo 26 mil apenas com o modelo Etios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)