(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hidrelétrica de Teles Pires vai acionar primeira turbina


postado em 06/11/2015 12:01

Brasília, 06 - A usina de Teles Pires, erguida no rio de mesmo nome, localizado na divisa de Mato Grosso com o Pará, vai acionar a primeira de suas cinco turbinas. Os testes técnicos da máquina de 364 megawatts (MW) foram realizados nesta semana e agora ela está liberada para operar comercialmente.

Décima maior hidrelétrica do Brasil, a usina de 1.820 megawatts (MW) de potência já tinha parte de sua estrutura pronta em janeiro deste ano, mas enfrentou restrições por causa de atraso na linha de transmissão do empreendimento. A geração média da usina será 778 MW.

Três anos atrás, a Matrinchã Transmissora, dona da linha de transmissão, assumiu o compromisso de entregar, em janeiro de 2015, uma rede de 1.007 km de extensão para distribuir energia da usina. A linha, no entanto, só deve ser integralmente concluída neste fim de ano.

O anúncio de início de operação da hidrelétrica será feito na tarde desta sexta-feira, 6, pelo secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, e o diretor de Operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico(ONS), Ronaldo Schuck.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)