(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vendas no varejo caem 15,4% em agosto ante mesmo mês de 2014, diz ACSP


postado em 26/10/2015 16:07 / atualizado em 26/10/2015 16:10

São Paulo, 26 - As vendas no varejo paulista caíram 15,4% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2014. A retração de julho para agosto foi de 3,7%, enquanto no ano o setor acumula queda de 6,5%. Os números são do ACVarejo, boletim mensal divulgado nesta segunda-feira, pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).


Em relação a agosto de 2014, o segmento mais afetado pela redução das vendas foi o de lojas de departamento, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-22,7%). Em seguida, apresentaram resultado negativo concessionárias de veículos (-22,2%), lojas de material de construção (-18,3%) e lojas de móveis e decorações (-15,4%).

Em julho, o enfraquecimento do setor teve um ritmo menor: as vendas no varejo paulista haviam encolhido 11,7% ante igual mês do ano passado.

Para a associação, a intensificação na queda é reflexo do aumento do desemprego e do recuo da renda, além do encarecimento do crédito. As vendas devem continuar caindo até, pelo menos, o primeiro trimestre de 2016, de acordo com a projeção do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP).

"Apesar deste aprofundamento, não devemos perder a esperança na recuperação", diz o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, em nota distribuída à imprensa. "A exemplo de todas as crises que o País já enfrentou nos últimos 50 anos, sempre houve uma saída para os processos recessivos."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)